Aplicação da Metodologia HCM na determinação do nível de serviço abordada em curso da UBI

10 Maio, 2016.

Aplicação da Metodologia HCM na determinação do nível de serviço abordada em curso da UBI

O Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade da Beira Interior (UBI) promove, a partir da próxima segunda-feira, dia 16 de maio, a terceira edição da ação de formação “Determinação do Nível de Serviços em Estradas Multivias: Avaliação com recursos à Metodologia HCM 2010“.

O curso, coordenado pelos Professores Bertha Santos e Jorge Gonçalves, docentes do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da UBI, terá a duração de 16 horas, e decorrerá nas instalações do Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial da Universidade da Beira Interior (CFIUTE-UBI) na Covilhã, nos dias 16 e 17 de maio de 2016, em horário laboral entre as 9h00 e 18h30.

Esta ação de formação focar-se-á na aplicação da metodologia apresentada no Highway Capacity Manual (HCM) do Transport Research Board (TRB) para a obtenção do nível de serviço dos diferentes tipos de vias da rede nacional de estradas.

Nesse âmbito serão abordados temas como as condições de base, níveis de serviço e capacidade, componentes da estrada consideradas na avaliação do nível de serviço e da capacidade, análise do nível de serviço e da capacidade em secções correntes, âmbito e limitações da metodologia, secções correntes de estradas multivias, condições de base, dados de entrada e valores  típicos, análise operacional e procedimento de cálculo para a determinação do nível de serviço e da capacidade.

Estarão igualmente em destaque a análise do nível de serviço e da capacidade em secções junto a ramos de ligação e zonas de influência de ramos de entrada e de saída de estradas multivias.

Durante o curso serão apresentados diversos exemplos de aplicação, incluindo a aplicação da Metodologia HCM 2010 a uma secção da autoestrada A23 (Castelo Branco Sul – Covilhã Norte).

Informações
Universidade da Beira Interior
Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial
R. Marquês de Pombal 6200-379 Covilhã
275 329 190 | Ext. 6000 | Fax: 275 329 191 | Ext: 6099
http://www.cfiute.ubi.pt | cfiute@ubi.pt

Fonte: CFIUTE-UBI | Imagem (adaptada): via CFIUTE-UBI




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório