O Futuro da Engenharia Civil Discutido na Ordem dos Engenheiros

Vai decorrer no dia 19 de Janeiro, em Lisboa, na sede da Ordem dos Engenheiros, a conferência “A Engenharia Civil – Que Futuro?“, integrada nas celebrações dos 75 anos da Ordem. Neste evento serão discutidas as perspectivas futuras e a evolução do ensino superior de Engenharia Civil para responder aos desafios que se antevêem. Além de apresentações por reputados especialistas, será realizado um debate com moderação a cargo de um membro do Conselho Nacional do Colégio de Especialidade de Civil.

Enquadramento

Os conhecimentos científicos e tecnológicos vão evoluindo ao longo dos tempos. As condições de exercício profissional em 75 anos mudaram drasticamente.

A globalização e as oportunidades de mobilidade económica e social aceleraram na última década. Hoje, aponta-se para a existência de um Engenheiro Global, isto é, preparado para actuar em qualquer situação geográfica e associando às competências técnicas, outras, comummente designadas de soft skills. Por outro lado, não se pode ignorar que as diferenças em recursos naturais, desenvolvimento humano e condições do mercado, podem requerer preparação científica e técnica diferenciada.

São estes os pontos de partida da reflexão que o ciclo de conferências sobre o futuro da Engenharia pretende constituir.

O objectivo desta iniciativa é a antevisão dos cenários profissionais do futuro e o debate sobre as soluções de formação científica e tecnológica que permitam a melhor resposta para os novos desafios. Neste contexto os Engenheiros têm de ser vistos, nas organizações ou individualmente, como motores do desenvolvimento e do progresso, dando resposta às expectativas da Sociedade.

Mas o reconhecimento das complexidades nos domínios científico, tecnológico social e económico, exigem igualmente a compreensão e acolhimento da multidisciplinaridade, quer dentro da Engenharia, quer em cruzamento com outras áreas profissionais. Assim prevê-se que o ciclo de conferências sobre o futuro da engenharia também aborde esta importante vertente.

Programa

16h30 Recepção dos participantes

17h00 O ensino da engenharia civil: que futuro?
Eng. Fernando Branco, Prof. Catedrático do IST

17h45 A engenharia civil portuguesa: que futuro?
Eng. Luis Machado do Vale, Chairman da SOMAGUE

18h30 Intervalo

18h45 Debate
Moderado pela Presidente do Colégio de Engenharia Civil Eng. Cristina Machado

20h00 Encerramento

Informações

Av. António Augusto de Aguiar, 3D, 1069-030 – Lisboa
Telefone: 213132600
Fax: 213132690
E-mail: secretaria@sul.ordemdosengenheiros.pt

 




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório