Paredes Divisórias 2011

Vai realizar-se, no no dia 22 de Junho de 2011, no Porto, o Seminário “Paredes Divisórias: Passado, presente e futuro”. Organizado pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho, este seminário aborda os seguintes temas: evolução das paredes divisórias na construção dos edifícios,  os novos materiais para aplicação em elementos de paredes divisórias, nomeadamente novos materiais que resultam da combinação de subprodutos da indústria, novas soluções de paredes divisórias e processos construtivos, o papel das paredes divisórias na flexibilização dos espaços, a contribuição das paredes divisórias na sustentabilidade da construção, comportamento de paredes de vedação e divisórias à acção dos sismos e o desempenho das paredes não estruturais, nomeadamente paredes divisórias, no desempenho sísmico de edifícios.

Este seminário, que vem na sequência dos seminários anteriores realizados em 2002 e 2007, constitui uma iniciativa única no país e tem tido um muito elevado nível de participação por parte da comunidade técnica e científica. Servindo o objectivo mais geral de promoção e divulgação dos desenvolvimentos verificados na construção de paredes divisórias.

A tipologia construtiva mais representativa do património edificado recente consiste em estruturas porticadas de betão armado. Nestas estruturas, as paredes de alvenaria de tijolo representam o sistema mais tradicional de paredes de vedação e divisórias e tem demonstrado razoável desempenho em termos de conforto ambiental. comportamento 30 fogo e durabilidade. As paredes divisórias destinam se a  compartimentar os espaços interiores e frequentemente são utilizadas para a colocação das instalações eléctricas e hidráulicas. A importância destes elementos construtivos reflecte-­se no seu papel no custo total da construção, avaliado em aproximadamente 15% do valor total.
Apesar do sector da construção se inerentemente conservador, tem-se assistido recentemente a uma evolução ao nível das paredes divisórias, com uma crescente oferta de soluções alternativas as paredes tradicionais em alvenaria de tijolo para soluções mais leves, como o gesso cartonado. Estas soluções podem permitir uma maior flexibilidade de organização do espaço interior, traduzindo-se em valor acrescido sob o ponto de vista arquitectónico.
A necessidade de soluções construtivas mais sustentáveis tem ainda motivado o estudo e o desenvolvimento de materiais ambientalmente mais sustentáveis, inclusivamente com a utilização de subprodutos industriais.
Este seminário pretende constituir um fórum de discussão de ideias e soluções no domínio das paredes divisórias, com a apresentação das tendências mais recentes, permitindo estabelecer a ponte com as soluções mais tradicionais e algumas reflexões sobre aspectos técnicos de desempenho e sustentabilidade na construção.

 

Participantes
O Seminário é dirigido a engenheiros, arquitectos, industriais do Sector da construção e outros profissionais interessados em paredes de alvenaria e soluções inovadoras de paredes divisórias ao nível das técnicas construtivas e novos materiais, quer na qualidade de projectistas, responsáveis pela gestão e fiscalização de obras, produtores, quer como intervenientes em actividades de ensino ou investigação.

Comissão Organizadora
Paulo B. Lourenço Graça Vasconcelos
Paulo Mendonça Aires Camões
Ricardo Mateus Luis Bragança
Luis Ramos

Local e Data
O Seminário decorrerá no Hotel Ipanema Porto,
Rua do Campo Alegre, 156 4150-169 Porto, dia 22 de junho de 2011.

Contactos

Universidade do Minho
Departamento de Engenharia Civil
Azurém
P-4800-058 Guimarães
Tel.: +351 253 510218
Fax: +351 253 510217
E-mail: sec.estruturas@civil.uminho.pt




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório