Previsão de galgamentos oceânicos em zonas costeiras debatida na Universidade dos Açores

4 Fevereiro, 2016.

Previsão de galgamentos oceânicos em zonas costeiras debatida na Universidade dos Açores

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), a Universidade dos Açores e a Universidade Nova de Lisboa (UNL) organizam, no próximo dia 16 de fevereiro, pelas 10h00, em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, o workshop “Hidralerta – Previsão e Alerta de Galgamentos Oceânicos em Zonas Costeiras e Portuárias“.

A sessão, que se realiza no âmbito do projeto Hidralerta será dedicada a um sistema, desenvolvido nos últimos quatro anos, dirigido à previsão do estado do mar e alerta da ocorrência de galgamentos oceânicos, com uma antecedência máxima de 3 dias.
O Hidralerta foi desenvolvido com recurso a um conjunto de modelos numéricos e ferramentas neuronais que possibilitam, de forma automática e com mínima intervenção humana, a previsão de situações com grande potencial de destruição do património, ambiente, infraestruturas, atividades económicas, equipamentos e vidas humanas.

Durante o workshop serão abordados temas como o processo de desenvolvimento e características de operação da aplicação web do Hidralerta, aplicação do Hidralerta à Costa da Caparica e à Praia da Vitória e validação das previsões do sistema.

O evento é especialmente relevante para profissionais que desenvolvem a sua atividade na área do projeto, planeamento e gestão costeira e portuária

Informações
Tiago Garcia
Email: tgarcia@lnec.pt
Tel.: 218 443 000 (ext: 3756)

Fonte: Projeto Hidralerta | Imagem (adaptada): Projeto Hidralerta via LNEC




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório