São Paulo recebe 15ª Conferência Internacional sobre Reações Álcalis-agregado no Betão

27 Junho, 2016.

São Paulo recebe 15ª Conferência Internacional sobre Reações Álcalis-agregado no Betão

Entre 3 e 7 de julho de 2016 realiza-se, na cidade de São Paulo, Brasil, a 15ª Conferência Internacional sobre Reações Álcalis-agregado no Betão (ICAAR 2016). O evento, que decorre de 4 em 4 anos, é dedicado ao debate e apresentação dos mais recentes desenvolvimentos na área da reação álcalis-agregado, fenómeno que afeta estruturas de betão e diminui a durabilidade de edifícios, pontes e outras construções em todo o mundo.

Os tópicos centrais da conferência serão os mecanismos de reação álcalis-agregado, fatores que afetam a reação álcalis-agregado, ensaios para teste de potencial reação álcalis-agregado, medidas preventivas, avaliação e diagnóstico, casos de deterioração, efeitos estruturais da reação álcalis-agregado, monitorização, modelação, reparação e medidas de mitigação.

Nesse âmbito serão abordados temas como a avaliação de danos provocados pela reação álcalis-agregado, influência de materiais cimentícios suplementares na dissolução de agregados em soluções alcalinas, influência do tamanho das partículas na reação álcalis-agregado, avaliação do potencial reativo de rochas sedimentares e diagnóstico de reações álcalis-agregado em pistas de aeroportos, entre outros.

O evento incluirá também visitas técnicas aos complexos hidroelétricos de Jaguari gerido pela CESP-Companhia Energética de São Paulo, e Paulo Afonso, no Rio de São Francisco.

Informações
Prof. Dr. Haroldo de Mayo Bernardes
Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira
Universidade Estadual Paulista – UNESP
Alameda Bahia, 550
17560-000 Ilha Solteira SP Brazil
Tel: +55(14)996516872
E-mail: haroldom@dec.feis.unesp.br
E-mail: icaar2016@ibracon.org.br

Fonte: ICAAR 2016 | Imagem (adaptada): Nicole Pagan Hasparyk via ICAAR 2016




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório