Instituto Superior Técnico debate modelação dinâmica de sistemas de drenagem urbana

17 Novembro, 2016.

Instituto Superior Técnico debate modelação dinâmica de sistemas de drenagem urbana

O Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico recebe, entre 23 e 30 de novembro, a ação de formação avançada “Modelação Dinâmica de Sistemas de Drenagem Urbana Recorrendo ao Storm Water Management Model (SWMM): Princípios, Aplicações e Casos de Estudo“.

Promovido pela Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura (FUNDEC), o curso é coordenado pelo Prof. José Saldanha Matos e pela Prof.ª Filipa Santos Ferreira do Instituto Superior Técnico.

O curso centrar-se-á na modelação dinâmica de sistemas de drenagem urbana, sistemas de coletores e instalações elevatórias e modelação matemática, recorrendo ao modelo Storm water Management (SWMM).

Terá como temas principais o saneamento em Portugal, principais infraestruturas de sistemas de drenagem, coletores, descarregadores, estações elevatórias, sifões invertidos válvulas de maré e de controlo de caudal, operação e manutenção de sistemas, conceitos gerais de hidráulica aplicada e hidrologia urbana e a aplicação do modelo SWMM.

Serão igualmente abordados a reabilitação de sistemas de drenagem urbana, soluções não convencionais, gestão avançada de sistemas de saneamento (monitorização e controlo em tempo real), modelos computacionais de simulação dinâmica e interligação entre modelos de simulação dinâmica e SIG, entre outros.

A participação no curso tem um custo de 650 EUR, podendo a inscrição ser formalizada através dos contactos seguintes.

Informações
FUNDEC – Fernanda Correia / Vanessa Silva
IST – Gabriela Cunha
Tel: 21 841 80 42 / 21 841 83 65
Fax: 21 841 81 93
E-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt; gabriela.cunha@técnico.ulisboa.pt

Fonte: FUNDEC/IST | Imagem (adaptada): via FUNDEC/IST (flyer do curso)




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório