Sede da Ordem dos Arquitetos em Lisboa é finalista do World Architecture Festival

Sede da Ordem dos Arquitetos em Lisboa é finalista do World Architecture Festival

Há um projeto português entre os finalistas do World Architecture Festival (WAF), que decorre este ano na capital portuguesa, entre os dias 1 e 3 de dezembro. Da responsabilidade da MELOM Power, o projeto, apresentado para o concurso de ampliação da Sede da Ordem dos Arquitetos – Lisboa, apesar de não ter sido a escolha no concurso público nacional, disputa como finalista na categoria “Future Projects – Competition Entries”.

O projeto da MELOM, intitulado “In-Between – Entre paredes…Entre Espaços…Entre Memórias… Entre a Ordem e a Cidade…” nasce da ideia de conservação e valorização do existente, respeitando a envolvente urbana e o edifício Sede da Ordem dos Arquitetos. Permitiu a criação de uma galeria paralela, através do afastamento da arcada existente, gerando um novo limite edificado.

Localizado na Rua da Ribeira Nova, em Lisboa, o projeto de ampliação cria espaços de vivência exterior na zona de logradouro, potencializando-o através da criação de pátios que, para além de permitirem a entrada de luz aos diferentes espaços, possibilitam que haja maior relação com o edifício Sede, ligação visual entre os diferentes pisos e com os espaços exteriores criados.

Resultado deste projeto é a expansão de um edifício numa estreita união com a Sede, ao mesmo tempo ligado com a sua própria identidade, criando em si e entre si espaço público, revitalizando o lote e contribuindo para a regeneração urbana daquela parte de cidade.

A equipa de arquitetos responsável pelo projeto, composta por Maria João Correia e Cristina Lúcio, estará presente para apresentação do projeto no evento “World Architecture Festival”, que este ano tem lugar em Lisboa, de 1 e 3 de dezembro. O festival inclui apresentações, exposições, palestras e o anúncio dos vencedores.

O World Architecture Festival é onde a comunidade de arquitetura mundial se reúne para se inspirar, celebrar, aprender e trocar ideias. É o único evento de arquitetura em que as palestras principais, de figuras influentes do setor, convivem com apresentações ao vivo dos mais de 500 finalistas, uma rede global de contactos e uma exposição internacional de produtos.

O Inside World Festival of Interiors, é parte integrante do mundial de arquitetura e combina um programa de premiações internacionais e uma conferência onde a comunidade de interiores se une para criar conexões globais e celebrar os melhores exemplos de design de interiores do mundo. No coração do Festival está um programa exclusivo de prémios – o único em que os projetistas apresentam o seu trabalho a um painel de jurados especialistas, e também a colegas do setor.

Fonte: Melom/Pure | Imagens (adaptadas/ilustrativas): Melom/Pure




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório