Avaliação da segurança de obras geotécnicas em curso do LNEC e IST

12 Outubro, 2015.

Avaliação da segurança de obras geotécnicas em curso do LNEC e IST

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e o Instituto Superior Técnico (IST) organizam, entre 14 e 16 de outubro, no Centro de Congressos do LNEC, em Lisboa, o curso Observação em Geotecnia. Destinado à comunidade Geológica-Geotécnica, esta ação de formação incidirá sobre a observação de obras, como prática corrente na Engenharia Civil Geotécnica, nomeadamente na avaliação da segurança das obras geotécnicas durante a sua vida útil.

Durante o curso, coordenado pelos investigadores do LNEC, Francisco Salgado e Laura Caldeira, serão abordados temas como as vantagens e limitações do método observacional, a geologia e a observação em geotecnia, aplicações da observação em geotecnia, a geodesia aplicada e a observação em geotecnia, aplicações do laser scanner no controlo de deslocamentos, aplicação de técnicas avançadas de interferometria radar na determinação de deslocamentos, aplicações da tomografia sísmica, controlo de qualidade de estacas, observação de túneis e observação de barragens de terra, entre outros.

Serão igualmente apresentados e debatidos casos de estudo como o acompanhamento da construção, modelação e observação da Barragem de Odelouca, Túnel do Terreiro do Paço, instabilidade da PS da Azambuja e da Av. da Ponte 25 de Abril, encostas problemáticas de Santarém ou a ainda a Torre de Pisa.

O curso inclui também uma visita às encostas de Santarém.

Informações
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
e-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt

Fonte: FUNDEC | Imagem (adaptada/ilustrativa): Hank Mitchell via Balto Photo




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório