Engenheiro Fernando Pacheco Torgal com novo livro sobre o sequestro de carbono em materiais de construção

6 Julho, 2017.

Engenheiro Fernando Pacheco Torgal com novo livro sobre o sequestro de carbono em materiais de construção

O Engenheiro Fernando Pacheco Torgal, investigador da unidade C-TAC da Universidade do Minho e membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros é editor principal do livro “Carbon Dioxide Sequestration in Cementitious Construction Materials” a publicar dentro de alguns meses pela Woodhead Publishing, Elsevier Science and Technology.

O mesmo tem ainda como coeditores o Professor Caijun Shi da Universidade de Hunan e o Professor Angel Palomo do Instituto de Ciencias de la Construcción Eduardo Torroja.

Este livro estrutura-se em três partes. A primeira que aborda os diferentes métodos de sequestro, a segunda que é dedicada aos mecanismos de sequestro em materiais à base de diferentes tipos de ligantes e a terceira que contém vários casos de estudo.

A obra em causa insere-se no âmbito do sequestro de carbono que foi considerado um dos catorze Grandes Desafios da Engenharia tema que infelizmente têm vindo a ganhar cada vez mais relevância, em face não só do aumento imparável das emissões daquele gás, tendo 2016 sido o ano em que pela primeira vez se atingiu o valor de 400 ppm, mas também do recente apelo público de vários cientistas quanto à urgência de travar o crescimento das mesmas.

 

Autor: Fernando Pacheco Torgal | Imagem (adaptada): Livro “Carbon Dioxide Sequestration in Cementitious Construction Materials” via Fernando Pacheco Torgal




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório