Uso de software de código aberto em SIG abordado em curso do IST

7 Janeiro, 2016.

Uso de software de código aberto em SIG abordado em curso do IST

O Engenheiro Pedro Poseiro e os Professores Alexandre Gonçalves e Ana Paula Falcão do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico (IST) são os coordenadores do curso “Iniciação aos Sistemas de Informação Geográfica com Software Open Source” que se realiza nos próximos dias 28 e 29 de janeiro em Lisboa.

O curso, dirigido a profissionais que utilizem tecnologias SIG na sua atividade diária, será dedicado ao uso do software de código aberto, QGIS.
Esta ação de formação fornecerá aos formandos conhecimentos na gestão, organização e manipulação de dados geográficos complexos e na utilização de ferramentas de análise espacial e gestão e planeamento territorial.

Do programa do curso fazem parte temas como as diferenças gerais entre os SIG e o CAD, tipos de dados utilizados nos SIG (matriciais e vetoriais), relação entre elementos e atributos, análise dos sistemas de referência, definição de sistemas de coordenadas e projeções cartográficas, leitura de coordenadas geográficas num mapa, medição de áreas e distâncias e geração de informação espacial, entre outros.

Informações
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
e-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt

Fonte: IST | Imagem (adaptada): via QGIS




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório