Software de SIS/GIS Open Source abordado em curso da FUNDEC

1 Fevereiro, 2017.

Software de SIS/GIS Open Source abordado em curso da FUNDEC

A Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura (FUNDEC) promove, nos próximos dias 13 e 14 de fevereiro de 2017, no Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico (IST), o curso Iniciação Aos Sistemas de Informação Geográfica com Software Open Source.

Esta ação de formação, coordenada pelo Eng. Pedro Poseiro, Prof. Alexandre Gonçalves e Prof.ª Ana Paula Falcão do IST, é dirigida a engenheiros e estudantes com pouca experiência na área dos Sistemas de Informação Geográfica, centrando-se na utilização do software de código aberto, QGIS.

Os principais temas do curso serão dados matriciais e vetoriais utilizados nos sig, relação entre elementos e atributos, analise das tabelas de atributos, criação e edição de elementos, ferramentas de edição, análise dos sistemas de referência, definição de sistemas de coordenadas e projeções cartográficas, geração de informação espacial e utilização da simbologia para representar os elementos com base nos seus atributos.

Serão também abordados tópicos como a georreferenciação de imagens, utilização de bases de dados espaciais PostGIS + PostgreSQL, criação layouts de mapas, criação de templates de layout e impressão de mapas.

A frequência do curso tem um custo associado de 250 EUR + IVA 23% (307,50 EUR), podendo a inscrição ser realizada através dos contactos indicados a seguir.

Informações
FUNDEC
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
e-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt

Fonte: FUNDEC | Imagem (adaptada): via Gidahatari




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório