Universidade do Minho organiza 1º Curso Avançado de Reforço Estrutural

7 Junho, 2016.

Universidade do Minho organiza 1º Curso Avançado de Reforço Estrutural

A Universidade do Minho e o Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Engenharia Estrutural (ISISE) organizam, entre 13 e 24 de Junho, em Guimarães, o 1º Curso Avançado de Materiais, Técnicas e Abordagens de Dimensionamento de Reforço Estrutural.

Esta ação de formação será dedicada ao uso de materiais cimentícios e poliméricos de última geração no reforço de estruturas às principais técnicas e diretrizes de dimensionamento.
Em destaque estarão os materiais avançados como os compósitos de cimento reforçados com fibra (FRCC), caracterizados pela elevada ductilidade e polímeros reforçados com fibras (FRC) de baixo peso e resistência e durabilidade elevadas.

Nesse âmbito serão abordados temas como o reforço sísmico, inspeção e diagnóstico de estruturas, técnicas de reforço, monitorização estrutural, ensaios modais, ensaios laboratoriais de carga, modelação de estruturas através do método dos elementos finitos, interpretação de resultados de cálculo, modelos viscoelásticos e visco-plásticos e modelação de efeitos diferidos no tempo.

Estarão igualmente em foco os conceitos fundamentais de modelação de danos no contexto da reabilitação de estruturas, análise linear, análise não linear, sistemas estruturais híbridos, principais componentes dos sistemas de reforço, propriedades do betão e uso de fibras naturais e sintéticas como matriz de reforço estrutural.

O curso, que tem um custo de 1500 EUR (1200 EUR para estudantes de mestrado e doutoramento) realizar-se-á no Campus de Azurém da Universidade do Minho.

Informações
Sónia Esteves
Universidade do Minho
Departamento de Engenharia Civil
Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Engenharia Estrutural (ISISE)
Campus Azurém
4800-058 Guimarães, Portugal
sonia.esteves@civil.uminho.pt
Tel: +351 253 510 747

Fonte: Universidade do Minho | Imagem (adaptada): via Universidade do Minho




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório