Dicionário Online de Engenharia Civil e Construção Civil

Aqui poderá encontrar o significado de termos de Engenharia Civil e Construção Civil, bem como a sua tradução para 4 línguas (Inglês, Francês, Espanhol e Alemão) e artigos, tópicos de discussão e vídeos relacionados.
Últimos Termos Inseridos

Mesoestrutura de uma ponte

4 Setembro, 2015

Conjunto de elementos estruturais, geralmente localizados na porção média da estrutura de uma ponte, que são responsáveis pela transmissão dos esforços da superestrutura para a infraestrutura. A mesoestrutura de uma ponte é, em geral, formada pelos pilares, aparelhos de apoio e encontros, estando frequentemente sujeita a forças externas hidráulicas e eólicas relevantes.


Superestrutura de uma ponte

3 Setembro, 2015

Conjunto de elementos estruturais, geralmente localizados na porção superior de uma ponte, que são responsáveis pelo transporte horizontal das cargas e sua transmissão à mesoestrutura, absorvendo diretamente os esforços resultantes do tráfego rodoviário, ferroviário, cicloviário ou pedonal. A superestrutura de uma ponte é, em geral, formada pelo tabuleiro, incluindo lajes e vigas.


Concretagem

2 Setembro, 2015

Termo usado no Brasil para designar betonagem.


Betonagem

1 Setembro, 2015

Aplicação de betão em obra. Colocação de argamassa de cimento em locais específicos com o objetivo de executar elementos construtivos estruturais ou não estruturais.


Rejunte

31 Agosto, 2015

Material de junta. Argamassa utilizada para o refechamento e impermeabilização de juntas de azulejos ou painéis de revestimento.


Cota vermelha

30 Agosto, 2015

Distância vertical entre o perfil transversal do terreno e a rasante. O valor da cota vermelha é positivo quando a cota do terreno for inferior à cota da rasante e negativa quando a cota do terreno for superior à cota da rasante.


Tipologia

29 Agosto, 2015

Configuração de uma construção. Característica ou grupo de características que diferencia uma estrutura ou construção das restantes.


Tipologia de edifício

28 Agosto, 2015

Conjunto de características físicas que, num contexto urbanístico, distinguem um edifício dos restantes.


Tipologia de uma vivenda

27 Agosto, 2015

Ver tipologia de uma habitação (V).


Tipologia de uma habitação (V)

26 Agosto, 2015

A tipologia (V) de uma habitação (V(n)) diz respeito ao número (n) de quartos de dormir. Por exemplo uma habitação com tipologia V4 possui quatro quartos. O prefixo “V” é geralmente aplicado a vivendas enquanto o prefixo “T” é utilizado para designar apartamentos.


Tipologia de um apartamento

25 Agosto, 2015

Ver tipologia de uma habitação (T).


Tipologia de uma habitação (T)

24 Agosto, 2015

A tipologia (T) de uma habitação (T(n)) diz respeito ao número (n) de quartos de dormir. Por exemplo uma habitação com tipologia T2 possui dois quartos. O prefixo “T” é geralmente aplicado a apartamentos de edifícios multifamiliares enquanto o prefixo “V” é utilizado para designar vivendas.


Número de assoalhadas

23 Agosto, 2015

Número de compartimentos de uma habitação, excluindo arrumos, despensas, casas de banho e cozinha.


Assoalhada

22 Agosto, 2015

Compartimento de uma casa. O número de assoalhadas é relativo à quantidade de compartimentos de uma habitação, não incluindo arrumos, despensas, casas de banho ou cozinha.


Cômodo

21 Agosto, 2015

Termo usado no Brasil para designar o compartimento de uma habitação. Assoalhada. Quarto de dormir.


Console

20 Agosto, 2015

Elemento estrutural apoiado unicamente numa das extremidades. O mesmo que consola.


Cordoalha

19 Agosto, 2015

Cabo de aço constituído por fios estabilizados com disposição helicoidal usado com frequência em betão pré-esforçado (concreto protendido).


Filete

31 Julho, 2015

Friso com fins decorativos ou de proteção. Painel com padrões artísticos.


Arquetrave

31 Julho, 2015

Ver arquitrave.


Sarrafos

31 Julho, 2015

Ver sarrafo.