Curso de Projeto de Obras Marítimas para Engenheiros Civis

O Prof. António Trigo Teixeira é o coordenador da 6ª edição do curso de Projeto de Obras Marítimas, que se realiza entre 17 de setembro e 3 de dezembro, no Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico (IST) e que se dirige a estudantes e profissionais de Engenharia Civil.

O curso, organizado pela Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura (FUNDEC), incidirá sobre a teoria e prática da conceção e projeto de obras marítimas e portuárias, tendo em conta os condicionamentos e condições locais.

Esta ação de formação terá como principais temas as fases do projeto de obras marítimas, organização do projeto, peças escritas e desenhadas, planeamento de obras marítimas, elementos necessários ao projeto, principais tipos de obras marítimas e portuárias, modos de ruína e condicionamento e processos físicos e estabilidade hidráulica.

Serão também abordados tópicos como os estudos de base, condições locais, noções de meteorologia, geração de ondas, ondas regulares e irregulares, espectro, parâmetros estatísticos, valores extremos, propagação da agitação. avaliação em fase de projeto, uso de modelos físicos e matemáticos, obras de proteção costeira,
esporões, quebra-mares destacados, alimentação e enchimento artificial de praias.

O curso incluirá igualmente sessões dedicadas às obras de retenção marginal e rampas de acesso à água,
condicionamentos e dimensionamento, obras de abrigo, principais tipos, o quebra-mar de taludes, conceção e dimensionamento estrutural, temporal de projeto e posição da obra face à rebentação, entre muitos outros temas.

O custo de participação no curso é de 900 EUR + IVA 23% (1107 EUR), podendo a inscrição ser realizada através dos contactos indicados a seguir.

Informações
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
E-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt

 




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório