Instituto Superior Técnico Promove Curso de Construção Sustentável com Terra Crua

30 Setembro, 2014.

Instituto Superior Técnico Promove Curso de Construção Sustentável com Terra Crua

Nos próximos dias 11 e 18 de Outubro realiza-se no Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, o curso Digital Earth – Fabricação Digital de Blocos de Terra Para a Construção. Dirigida a Engenheiros Civis e Arquitetos, esta ação de formação centrar-se-á nas técnicas de construção sustentável com terra crua e nos meios de fabrico de blocos para a construção.

O curso será constituído por dois módulos teórico práticos que incidirão sobre o material terra e a sustentabilidade na construção, principais técnicas de construção em terra crua, características e propriedades, testes simples de reconhecimento das propriedades físico-químicas da terra (granulometria, plasticidade e índice de retração), processos de fabricação digital (Rhino), introdução aos processos de fabricação digital, modelação 3D de blocos de terra crua e moldes e adequação das propostas ao material terra.

A segunda parte do curso dividir-se-á em dois módulos práticos nos quais será efetuada a preparação das máquinas e fabricação com base nos protótipos propostos nos módulos anteriores, a execução de 4 blocos diferentes, utilizando duas técnicas de produção dos blocos, a montagem dos muros a partir dos blocos projetados e produzidos e abordados os processos de secagem e potenciais patologias associadas ao processo de secagem.

O curso será coordenado pelas Professoras Helena Rua e Ana Tomé do Instituto Superior Técnico e apoiado pelos membros da Associação Centro Terra, Idália Gomes e Patrícia Lourenço.

Informações
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
e-mail: fundec@civil.ist.utl.pt

Fonte: FUNDEC | Imagem: via TSC Global




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório