Análise da incerteza em projetos de engenharia no Instituto Superior Técnico

14 Setembro, 2015.

Análise da incerteza em projetos de engenharia no Instituto Superior Técnico

O Instituto Superior Técnico (IST) promove, entre 14 e 18 de Setembro e entre 28 de Setembro e 2 de Outubro, no âmbito do programa de doutoramento “Análise e Mitigação de Riscos em Infraestruturas“, o curso avançado “Análise da Incerteza“. Coordenado por especialistas em modelação da incerteza e análise de risco, o curso incidirá sobre a variabilidade e propagação de incertezas e análise de sensibilidade, incluindo exemplos de aplicação prática, dos conceitos teóricos, a projetos de engenharia.

Dessa forma, os principais temas em análise serão a modelação de incerteza e variabilidade, interpretação clássica e Bayesiana da probabilidade, variáveis aleatórias, modelos probabilísticos mais comuns, estatística descritiva de amostras, estimativa e construção de modelos através de dados e modelos Bayesianos de estimativa.

Serão igualmente abordados a propagação e análise da incerteza da resposta de modelos de engenharia, métodos de amostragem analíticos e estatísticos, técnicas de simulação, técnicas de redução da variância, discretização e simulação de campos aleatórios, métodos de resposta superficial e análise de sensibilidade.

Os docentes do curso serão Carlos  Guedes  Soares, Ângelo Palos Teixeira e Vítor Sousa do IST e António Araújo Correia do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Informações
Fernanda Correia/Vanessa Silva
Email: fundec@tecnico.ulisboa.pt
Tel: +351 218 418 042
Fax: +351 218 418 193

Fonte: FUNDEC | Imagem (adaptada): via IST




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório