Arquitetura e Engenharia Sísmica debatidas no LNEC

4 Junho, 2018.

Arquitetura e Engenharia Sísmica debatidas no LNEC

A Especialização em Estruturas da Ordem dos Engenheiros (OE), a Ordem dos Arquitetos (OA), a Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) organizam, no próximo dia 7 de junho, no Auditório do LNEC, em Lisboa, o seminário “A Arquitetura e a Engenharia Sísmica“.

O Seminário incidirá sobre a avaliação sísmica do edificado e melhoria da resistência sísmica em edifícios, desde a fase inicial do projeto através da interação do engenheiro de estruturas com os restantes intervenientes da obra.

A abertura da sessão estará a cargo de Carlos Alberto de Brito Pina, Presidente do Conselho Diretivo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Aníbal Costa, Presidente da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica, Carlos Mineira Aires, Bastonário da Ordem dos Engenheiros e José Manuel Pedreirinho, Presidente da Ordem dos Arquitetos.

Ao longo do evento haverá lugar à realização de intervenções técnicas dedicadas a temas como aspetos sobre a conceção e construção da vulnerabilidade sísmica, fronteira entre a arquitetura e a segurança sísmica, a NP EN 1998-3 como passo para a reabilitação sísmica, etapas a cumprir na garantia da segurança sismo-resistente de edifícios e desafios e oportunidades no contexto da reabilitação urbana do fundo nacional de reabilitação do edificado.

Serão igualmente abordados o isolamento de base na conceção sismo-resistente de edifícios, a responsabilidade dos arquitetos na conceção de edifícios resistentes a sismos, intervenção em edifícios pombalinos e a arquitetura e a sísmica no Chile.

A participação no seminário “A Arquitetura e a Engenharia Sísmica” tem um custo de 25 EUR, com preço especial para estudantes de (15 EUR). A inscrição poderá ser efetuada através dos contactos a seguir indicados.

Informações
Ordem dos Arquitetos
Email: alice.tavares@ordemdosarquitectos.pt
Tel.: 213 241 110

 

Fonte: EngenhariaCivil.com; OE | Imagens (adaptadas): EngenhariaCivil.com; via OE




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório