Caminho de ferro e património ferroviário em curso do Centro Nacional de Cultura

11 Abril, 2016.

Caminho de ferro e património ferroviário em curso do Centro Nacional de Cultura

A partir de 12 de abril decorre no Centro Nacional de Cultura (CNC), em Lisboa, o curso “Caminho de ferro e património ferroviário“. Coordenado pelo Grupo de Investigação do Património Ferroviário, o curso incidirá sobre a história dos bens ferroviários e do respetivo património cultural.

Esta ação de formação divide-se num conjunto de sessões agrupadas em dois módulos (património ferroviário e bens culturais ferroviários), durante as quais serão abordados temas como a revolução industrial, industrialização e caminho de ferro, história do caminho de ferro em Portugal, património cultural, património industrial e património ferroviário, conceitos e instituições, documentação internacional e legislação e identificação dos bens culturais ferroviários.

Estarão igualmente em destaque a proteção e salvaguarda do património, conservação, restauro e reabilitação, critérios, metodologias e técnicas, valorização, educação e divulgação, museologia e museus ferroviários.

Na porção final do curso serão ainda abordados a arquitetura ferroviária, documentação ferroviária, paisagens ferroviárias, infraestruturas ferroviárias, material circulante, património imaterial e os ferroviários.

O curso incluirá visitas ao Entroncamento, Museu Nacional Ferroviário, Estação de caminhos-de-ferro de Lisboa: Rossio, Santa Apolónia, Cais do Sodré, Alcântara Terra, Oriente e antiga Sul e Sueste.

Informações
CNC
Rua António Maria Cardoso, 68 – 1249-101 Lisboa – Portugal
Telefone: (+351) 21 346 67 22
Fax: (+ 351) 21 342 82 50
E-mail: info@cnc.pt

Fonte: CNC | Imagem (adaptada): via CNC




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório