“Handbook of Alkali-Activated Cements, Mortars and Concretes” de F.Pacheco Torgal

"Handbook of Alkali-Activated Cements, Mortars and Concretes" de F.Pacheco Torgal

O Investigador Fernando Pacheco Torgal da unidade C-TAC da Universidade do Minho foi editor principal do “Handbook of alkali-activated cements, mortars and concretes” publicado pela Woodhead Publishing que desde 2013 pertence à reputada Elsevier Science and Technology.

A referida obra tem também como co-editores o Professor Associado com Agregação João Labrincha da Universidade de Aveiro, o Investigador-Coordenador Angel Palomo do Instituto Torroja, a Professora Catedrática Cristina Leonelli da Universidade de Modena e o Professor Catedrático Prinya Chindaprasit da Universidade de Khon Kaen. Destaque também para a contribuição do septuagenário empresário e cientista Anjan K. Chatterjee, membro da Academia de Engenharia da Índia e Chairman da Conmat Technologies Private Ltd que escreveu o prefácio deste livro onde se reconhece o seu contributo para uma mais rápida comercialização destes materiais.

Este manual que se insere no domínio dos materiais ligantes alternativos ao cimento Portland é constituído por 28 capítulos os quais foram escritos por diversos especialistas no domínio da ativação alcalina e que abrangem não só a parte relativa aos princípios físico-químicos, às características e às propriedades destes materiais como também à sua durabilidade, à análise do seu ciclo de vida e à sua utilização em aplicações inovadoras e bem assim algumas das suas limitações que novas e futuras investigações poderão ultrapassar.

Esta obra pode também ser adquirida por um preço bastante mais acessível através da Amazon onde tem ganho algum destaque na secção relativa a livros da área do betão.

Imagem e Fonte: Livro “Handbook of Alkali-Activated Cements, Mortars and Concretes” – Cortesia do Investigador Fernando Pacheco Torgal




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório