Inspeção e Técnicas de Diagnóstico de Patologias em Paramentos em Curso no IST

2 Junho, 2014.

Inspeção e Técnicas de Diagnóstico de Patologias em Paramentos em Curso da FUNDEC

A Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura (FUNDEC) promove, no próximo dia 7 de Junho, no Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, o curso sobre Técnicas Não-Destrutivas de Diagnóstico de Anomalias em Paramentos. Coordenado por Maria da Glória Gomes e Inês Flores-Colen, Professoras do IST, esta ação de formação abordará as metodologias de inspeção e técnicas de diagnóstico, tendo em conta a sua adequabilidade in-situ e a otimização dos recursos envolvidos.

Os principais temas do curso serão as patologias na envolvente de edifícios, diagnóstico de anomalias durante as fases de construção e de utilização, técnicas de diagnóstico em geral (destrutivas e não-destrutivas), técnicas não-destrutivas em paramentos e edifícios, inspeção visual, técnicas expeditas de medição, técnicas de caracterização das condições climáticas (piranómetro; termo-higrómetros; termopares), termografia, ultra-sons, esclerómetros, humidímetros, fluxímetro, tubos de karsten e metodologias de inspeção para diagnóstico em obra ou em serviço.

Durante a ação de formação serão demonstradas e aplicadas experimentalmente as técnicas de laboratórios estudadas. Serão também discutidos casos práticos com a conjugação de várias técnicas e com a interpretação dos resultados

Informações
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
e-mail: fundec@civil.ist.utl.pt

Fonte: FUNDEC | Imagem: via Maverick (ilustrativa)




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório