Novo Robot Para Inspeção de Estruturas Capaz de Subir Paredes Desenvolvido nos EUA

16 Janeiro, 2014.

Robot Para Inspeção de Estruturas

A empresa norte-americana de robótica International Climbing Machines (ICM) deu a conhecer recentemente o seu novo modelo de robot, o ICM Climber, que pode ser utilizado para a inspeção de estruturas, incluindo edifícios, torres eólicas e barragens. O robot, controlado remotamente, é capaz de se deslocar verticalmente em paredes, invertido e ao longo superfícies curvas e de grande irregularidade.

O ICM Climber com apenas 30 kg de peso e 60 cm de envergadura é capaz de transportar cerca de 100 kg de carga adicional, graças ao sistema inovador de vácuo que permite uma elevada força de adesão a diferentes tipos de materiais.
O equipamento possibilita a montagem de sistemas de captura de vídeo de alta definição, que permitem ao operador detetar, com precisão, indícios de patologias estruturais ou degradação em revestimentos, entre outros.

O robot pode também ser utilizado para a reparação de degradações superficiais, decapagem mecânica, pintura, aplicação de revestimentos e amostragem, devido à variedade de equipamentos acopláveis que a ICM disponibiliza, de limpeza, abrasão, carotagem, pulverização e injeção de materiais poliméricos e cimentícios em fissuras.

Fonte: ICM
Imagens: ICM




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Novo Robot Para Inspeção de Estruturas Capaz de Subir Paredes Desenvolvido nos EUA

  1. RIE 2014 - Reabilitação de Infraestruturas e Edifícios na Lusófona do Porto | EngenhariaCivil.com

    […] e discutir soluções para a reabilitação de infraestruturas e de edifícios, métodos de inspeção de infraestruturas especiais, técnicas e métodos de reutilização de materiais e boas práticas no contexto da […]

Comentar

* Obrigatório