O Material Estrutural Mais Leve de Sempre

23 Fevereiro, 2013.

O Material Estrutural Mais Leve de Sempre

O material criado pelos laboratórios HRL e pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos EUA, é considerado o mais leve material estrutural de sempre, sendo constituído por uma rede treliçada de micro-barras ocas, fabricadas com uma liga metálica de níquel e fósforo. Estes elementos estruturais são tão finos, que 99,99% do volume ocupado pelo material é composto por ar.

Apesar das dimensões reduzidas dos elementos que o compõem, que possuem apenas 100 micrómetros de diâmetro e paredes de espessura inferior a 100 nanómetros, o material possui uma resistência mecânica elevada à compressão e uma ductilidade e capacidade elástica globais que ultrapassam as de qualquer material estrutural usado na construção civil atualmente.

No vídeo seguinte é possível observar a capacidade de recuperação da forma inicial do material, testada numa amostra primária com espessura de 5,1 mm e elementos de 150 micrómetros de diâmetro e espessura de 500 nanómetros. Deformada por compressão a 50% da sua espessura, a amostra tem uma recuperação quase imediata de 98% quando a carga é aliviada.

O potencial de aplicação desta tecnologia é imenso, podendo ser utilizada por exemplo no fabrico de telas de reforço de estruturas de betão armado, em paineis resistentes ao choque ou mesmo, devido à sua baixíssima densidade, na correção acústica de compartimentos.

Imagem e Vídeo : HRL Laboratories LLC
Fonte: HRL Laboratories LLC




Outros artigos interessantes:




3 Comentários a O Material Estrutural Mais Leve de Sempre

  1. Tiago

    Sem dúvida uma grande descoberta. É uma grande mais valia para a engenharia

  2. Imagem do Dia: Estação de Metro de Radhuset | EngenhariaCivil.com

    […] de Estocolmo e foi construída com base em princípios de design orgânico, integrando os elementos estruturais e funcionais com a rocha […]

  3. Construção da Torre Muqarnas na Arábia Saudita Aproxima-se da Conclusão | EngenhariaCivil.com

    […] construção da estrutura da Torre Muqarnas em Riade, na Arábia Saudita, aproxima-se da conclusão. O projeto da autoria da […]

Comentar

* Obrigatório