Drones autónomos constroem ponte em Zurique

22 Setembro, 2015.

Drones autónomos constroem ponte em Zurique

O Departamento de Sistemas Dinâmicos e de Controlo do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH) divulgou imagens da construção de uma ponte de corda utilizando drones autónomos. O estudo, que permitiu demonstrar o uso de drones em engenharia civil, na execução de estruturas tensionadas, foi desenvolvido no âmbito do Projeto de Construção Aérea da ETH que visa a criação de meios construtivos autónomos, que dispensem intervenção humana, utilizando primariamente drones de quatro rotores.

Dadas as limitações atuais nas capacidades manipulativas dos drones, bem como da sua carga máxima e precisão, a ponte de corda foi “tecida”, sendo construída como se de uma teia de aranha se tratasse. Além disso, a execução dos pontos de ancoragem requereu intervenção humana.
Isto não retira, no entanto, o devido mérito técnico à experiência, que permitiu mais uma vez demonstrar o papel incontornável que estas pequenas máquinas terão na engenharia civil e na indústria da construção num futuro muito próximo.

Com 7.4 metros de comprimento, a ponte de corda foi montada entre dois andaimes metálicos utilizando cerca de 120 metros de corda.
Além de “tecerem” os componentes principais da ponte, por intermédio de bobines de corda acopladas às suas bases, os drones foram também capazes de criar nós e tranças necessários à ligação entre elementos.

O funcionamento da ponte foi testado com sucesso, tendo sido atravessada repetidamente sem a ocorrer a rotura em elementos estruturais ou ligações.

(ver vídeo em fullscreen)

Fonte: ETH Zürich | Imagens (adaptadas): via ETH Zürich | Vídeo: via ETH Zürich




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Drones autónomos constroem ponte em Zurique

  1. Papel dos drones na construção de cidades inteligentes em destaque na conferência D4GOV | EngenhariaCivil.com

    […] O evento será dedicado à utilização e desenvolvimento de soluções públicas e comerciais de drones, incluindo a aplicação deste tipo de tecnologia ao setor da […]

Comentar

* Obrigatório