Japoneses integram LED em estruturas para monitorizar segurança construtiva

20 Junho, 2016.

Japoneses integram LED em estruturas para monitorizar segurança construtiva

Investigadores da Universidade de Kobe no Japão desenvolveram sistemas LED para integração em elementos estruturais, que oferecem uma representação visual da saúde construtiva de edifícios, pontes, túneis e outras infraestruturas.

A tecnologia, denominada “On-Site Visualization” (OSV), foi já implementada, no âmbito de um programa de cooperação promovido pela Agência Internacional Japonesa de Cooperação (JICA), em diversos pontos dos estaleiros de construção do sistema de metropolitano de Jacarta.

A tecnologia OSV possibilita o processamento de uma grande variedade de dados em tempo real, sendo dirigida especialmente à avaliação da segurança estrutural em estaleiros de construção.

O sistema japonês utiliza equipamento portátil, dotado de múltiplos sensores, que pode se acoplado ou integrado em pilares, vigas e lajes de betão armado.
Permite a deteção de um conjunto variado de defeitos construtivos e de deslocamentos anormais das estruturas, assinalando o grau de perigo com diferentes cores: azul para segurança estrutural plena, amarelo quando são detetadas irregularidades e vermelho quando existe risco de colapso.

O desenvolvimento do sistema, integrado no Programa de Desenvolvimento Social e Económico em Países em Desenvolvimento Através de Parcerias com o Setor Privado foi coordenado pela Universidade de Kobe, tendo contado com a participação de várias organizações públicas e privadas de âmbito académico e industrial

Fonte e Imagens (adaptadas): Universidade de Kobe




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Japoneses integram LED em estruturas para monitorizar segurança construtiva

  1. II Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Construção do Brasil | EngenhariaCivil.com

    […] próxima terça-feira, dia 27 de setembro, no Unique Palace em Brasília, o II Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Construção do […]

Comentar

* Obrigatório