Utilizando pneus reciclados para a proteção sísmica de pontes integrais

13 Junho, 2016.

Utilizando pneus reciclados para a proteção sísmica de pontes integrais

Investigadores das Universidades de Surrey e de Tessalónica estão a desenvolver novas técnicas de reforço estrutural de pontes que incluem a reutilização de resíduos da indústria automóvel, em particular a reciclagem de pneus correntes.

Estas técnicas são especialmente dirigidas às chamadas “pontes integrais“, obras de arte, caracterizadas por não disporem de aparelhos de apoio e juntas de dilatação, que, por requererem menor manutenção funcional, são de utilização generalizada na maioria dos países.

No entanto este tipo de estrutura está associado a problemas  de  natureza  geotécnica, resultantes da interação estrutura-solo, devido precisamente à sua natureza monolítica.

Tradicionalmente as típicas deformações na infraestrutura, motivadas pelos movimentos horizontais da superestrutura, são mitigadas pela utilização de materiais de natureza elástica entre o terrapleno e o encontro e a estabilização de solos com recurso a geossintéticos.

É precisamente neste âmbito que um novo material isolador dirigido a pontes integrais, desenvolvido pelos investigadores britânicos e gregos, pode ser utilizado. Trata-se de um agregado obtido por reciclagem de pneus é colocado entre a estrutura da ponte e o aterro.

Os ensaios conduzidos em laboratório permitiram concluir que o uso do material fabricado com pneus reciclados permite uma dissociação efetiva entre a estrutura e o solo estabilizado, o que resulta em reduções significativas dos assentamentos e dos esforços instalados na periferia do encontro.

Fonte e Imagens (adaptadas): Universidade de Surrey; Artigo “Extending the application of integral frame abutment bridges in earthquake-prone areas by using novel isolators of recycled materials” – Stergios A. Mitoulis, Anastasia Palaiochorinou, Ilias Georgiadis e Sotiris Argyroudis; EngenhariaCivil.com




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Utilizando pneus reciclados para a proteção sísmica de pontes integrais

  1. Brasil recebe conferência internacional de manutenção e segurança de pontes | EngenhariaCivil.com

    […] A Associação Internacional de Manutenção e Segurança de Pontes (IABMAS), através da IABMAS Brasil e com o apoio da Universidade de São Paulo, organiza, entre 26 e 30 de Junho na Foz do Iguaçu, Brasil, a 8ª Conferência Internacional sobre Manutenção, Segurança e Gestão de Pontes. […]

Comentar

* Obrigatório