Construção das pontes metálicas Margaret McDermott de Calatrava

10 Setembro, 2015.

Construção das pontes metálicas Margaret McDermott de Calatrava

As Pontes Margaret McDermott são duas obras de arte gémeas, atualmente em construção, que visam acrescentar passagens pedonais e cicloviárias em ambos os sentidos da travessia da estrada IH30 sobre o Rio Trinity, em Dallas, EUA. Projetadas pelo brilhante e polémico arquiteto e engenheiro de estruturas espanhol, Santiago Calatrava, serão constituídas por arcos metálicos de 100 metros de altura, suportando tabuleiros de 6 metros de largura e perto de 400 metros de comprimento.

As novas estruturas estão a ser construídas na periferia da ponte rodoviária existente, que está também a ser alvo de reabilitação.
A última secção do primeiro dos arcos a ser executado, o arco Oeste, foi colocada no final do mês passado, devendo essa primeira ponte entrar em serviço ainda durante 2016.

Para conter as forças geradas pelos gigantescos arcos em aço foram executados quatro maciços, tendo sido usadas cerca de 5 mil toneladas de betão.

A construção das Pontes Margaret McDermott, que faz parte do plano “Horseshoe” de 800 milhões de dólares para reabilitação de infraestruturas na zona de Dallas, tem um custo previsto de 113 milhões de dólares.

No pequeno filme abaixo, da autoria do jornal “The Dallas Morning News” é mostrada, em timelapse, a elevação e colocação da secção central do arco Oeste.

Fonte: Santiago Calatrava; The Dallas Morning News | Imagens (adaptadas): The Horseshoe; The Tampa Tribune; WFAA; Santiago Calatrava; The Dallas Morning News | Vídeo: via The Dallas Morning News




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Construção das pontes metálicas Margaret McDermott de Calatrava

  1. Pontes 2016 | EngenhariaCivil.com

    […] A Surveyor Events organiza, no dia 16 de março de 2016, na Ricoh Arena, em Coventry, a vigésima quarta conferência anual e exposição, Pontes 2016 (“Bridges 2016“). Este é um dos mais importantes eventos do Reino Unido e um dos maiores da Europa na área do projeto e tecnologia de construção de pontes. […]

Comentar

* Obrigatório