Estru3D 0.1.0: Software de dimensionamento de estruturas para Linux

20 Abril, 2016.

Estru3D 0.1.0: Software de dimensionamento de estruturas para Linux

Criado pelo engenheiro civil argentino Martin Cristia, o Estru3D é um dos mais interessantes programas de dimensionamento de estruturas especialmente desenvolvido para funcionar em sistemas operativos baseados no Kernel Linux, em particular no popular Ubuntu Linux e outras distribuições baseadas em Debian.

O software pretende colmatar, até certo ponto, uma das grandes lacunas dos sistemas Linux no que diz respeito à disponibilidade de aplicações para engenheiros civis e em especial de programas de dimensionamento estrutural.

A última versão do software, o Estru3D 0.1.0, permite o cálculo de estruturas recorrendo ao Método dos Elementos Finitos (MEF) e utiliza uma interface bastante completa e versátil para a introdução de dados e apresentação de resultados.

Possibilita o cálculo e traçado de diagramas de esforços, incluindo os relativos a momentos fletores, esforços transversos e esforços axiais, bem como a deformada da estrutura.

Com o Estru3D 0.1.0 é possível a introdução de cargas em nós e barras, do tipo pontual, retangular distribuída, de temperatura, triangular, triangular invertida e de geometria variável.

Inclui também bases de dados de materiais e de secções que garantem a definição direta das características dos diferentes elementos estruturais.

O software Estru3D é gratuito e de código aberto, podendo ser utilizado e modificado, de acordo com os requisitos do projetista, no âmbito da licença GNU GPL v3.

Download Estru3D 0.1.0

Estru3D 0.1.0 para Linux (compatível com Ubuntu e outras distribuições baseadas em Debian)




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório