Estrutura de confinamento do sarcófago de Chernobyl próxima da conclusão

11 Janeiro, 2016.

Estrutura de confinamento do sarcófago de Chernobyl próxima da conclusão

O consórcio francês Novarka divulgou imagens do progresso da obra de construção da estrutura de confinamento do sarcófago de Chernobyl (NSC). A gigantesca estrutura metálica, em arco, com cerca de 110 metros de altura, 150 metros de comprimento e 270 metros de largura é a maior alguma vez construída pelo homem num local contaminado e também a maior estrutura terrestre móvel.

(ver vídeo em fullscreen)

Um marco importante na obra deu-se recentemente, com a união das duas metades da estrutura em arco. A próxima etapa consistirá na deslocação da estrutura para a sua posição final, ficando esta localizada sobre o sarcófago.

Gruas montadas no intradorso da estrutura, operadas por controlo remoto, permitirão o desmantelamento de parte do antigo sarcófago, com um mínimo de exposição dos trabalhadores à radiação.

Embora o projeto, de 2150 milhões de euros, tenho começado a ser desenvolvido apenas alguns anos após o incidente nuclear em Chernobyl, a construção arrancou efetivamente em 2010, estando a conclusão prevista para o final de 2017.

Fonte: Novarka | Vídeo: via Novarka | Imagens (adaptadas): via Novarka




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório