MACS+ 3.0.1: Dimensionamento ao fogo de lajes mistas aço-betão

21 Março, 2016.

MACS+ 3.0.1: Dimensionamento ao fogo de lajes mistas aço-betão

O MACS+ é um software de dimensionamento de lajes mistas de pavimento, sujeitas à ação de temperaturas elevadas. Foi desenvolvido pelo Centro Técnico Industrial da Construção Metálica (CTICM) e pela ArcelorMittal e utiliza um método de cálculo simplificado que tem em conta o efeito de membrana em lajes.

O programa MACS+ 3.0.1 avalia o comportamento mecânico de pavimentos mistos em situação de incêndio, permitindo através do método de cálculo simplificado, a determinação da capacidade de suporte de carga máxima de lajes de betão.
As rotinas de cálculo baseiam-se na teoria da linha de rotura de placas, sendo considerados os efeitos benéficos das ações de membrana na laje, resultantes do aumento das temperaturas durante um incêndio.

Além disso o MACS+ efetua a verificação das vigas periféricas, fornecendo a temperatura limite para cada uma das vigas, de forma a que a rotura retangular dos elementos de betão não ocorra.

O programa é aplicável a edifícios dimensionados e construídos de acordo com os requisitos dos Eurocódigos sendo também dirigido ao dimensionamento para as curvas de temperatura-tempo padrão e paramétrica, como definido na EN 1991-1-2.

De acordo com a ArcelorMittal, o MACS+ aplica-se a edifícios metálicos porticados, com lajes de pavimento mistas, com estruturas de nós fixos contraventadas não sensíveis à encurvadura, lajes de pavimento mistas incluindo chapa perfilada de aço, uma camada simples de rede de armadura e betão normal ou leve, dimensionado de acordo com a EN1994-1-1 e vigas de pavimento dimensionadas para atuar em conjunto com a laje de pavimento e dimensionadas de acordo com a EN 1994-1-1.

As ligações devem ser dimensionadas e construídas para satisfazer os requisitos para as ligações rotuladas, como definido pela EN1993-1-1.

O programa não se aplica a pavimentos construídos usando lajes de betão pré-fabricadas e vigas de pavimento interiores, projetadas para atuar de forma não mista.

Download MACS+ 3.0.1

MACS+ 3.0.1 para Windows 32/64 bit (compatível com Windows 10, Windows 8.1 e Windows 7)




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório