Arktec Lança Tricalc 9.0.20

13 Janeiro, 2016.

Arktec Lança Tricalc 9.0.20

A Arktec Portugal anunciou o lançamento, previsto para a segunda-feira da próxima semana, de uma nova versão de revisão do software de cálculo estrutural Tricalc. O Tricalc 9.0.20 traz novidades no que diz respeito à ampliação da tecnologia directBIM, melhoria da compatibilidade com o Autodesk Revit, introdução de novas capacidades de criação de elementos estruturais e alterações significativas ao motor de cálculo estrutural, entre outras.

Nesta versão ampliam-se as possibilidades da ligação directBIM entre os programas da Arktec e o Autodesk Revit, sendo possível selecionar objetos no Revit e fazer com que estes se mostrem destacados em Tricalc ou selecionar linhas de medição em Gest, Constructo ou MidePlan e fazer com que os elementos dos quais provêm as medições se mostrem também destacados no Tricalc.

Passa a ser igualmente possível a criação de lajes de piso e fundação desde um modelo BIM e a introdução uma nova laje unidirecional, fungiforme aligeirada ou maciça sobre um plano inclinado sem que este tivesse sido criado previamente.

No que diz respeito à definição de ações, a revisão 9.0.20 modifica a forma de introduzir a ação do vento na norma brasileira, sendo agora utilizados os parâmetros definidos na norma ABNT NBR 6123:1988.

Também as rotinas de cálculo do programa sofreram algumas alterações, no que diz respeito ao cálculo de esforços de 2ª ordem, à definição das características do aço do betão armado, ao cálculo de armaduras de barras, possibilidade de aplicação do dimensionamento por capacidade (“capacity design”) às estruturas de aço, à comprovação da encurvadura lateral em barras de aço e alumínio, à verificação da instabilidade / encurvadura em betão, aço, madeira e alumínio e ao cálculo de placas de ancoragem.

Relativamente à apresentação de resultados, esta nova revisão permite a visualização da deformada de barras e, ao calcular ou recalcular qualquer plano de desenhos, são também recalculados todos os cortes definidos nesse plano.

Fonte e Imagens: Cortesia Engenheiro Carlos Ribeiro – Arktec Portugal, Lda.




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Arktec Lança Tricalc 9.0.20

  1. Arktec organiza workshop sobre BIM, orçamentação, planificação e dimensionamento estrutural | EngenhariaCivil.com

    […] com fluxos de trabalho BIM utilizando os softwares Archicad, Gest.Orçamentos, Gest.Mideplan e Tricalc. Este workshop é dirigido a arquitetos, engenheiros, orçamentistasmedidores e empresas de […]

Comentar

* Obrigatório