Testando a resistência estrutural da maior ponte de vidro do mundo com golpes de marreta

16 Junho, 2016.

Testando a resistência estrutural da maior ponte de vidro do mundo com golpes de marreta

A ponte de vidro mais longa do mundo localiza-se no Parque Natural de Zhangjiajie, na província de Hunan, no Sudeste da China. Com abertura prevista para julho deste ano a, aparentemente frágil, estrutura foi testada, durante um evento destinado aos órgãos de comunicação social, recorrendo a sucessivos golpes de marreta.

Depois de em 2015 um dos painéis de vidro do tabuleiro da passagem elevada de Yuntaishan, outra estrutura de vidro “inquebrável” similar à de Zhangjiajie, ter estilhaçado com o simples impacto de uma caneca de café e provocado o pânico entre os transeuntes, o resultado do teste era aguardado com espectativa.

Para o ensaio de resistência foi montada, sobre o tabuleiro, uma plataforma constituída por painéis de vidro similares aos usados na construção da ponte.

O apresentador da BBC Dan Simmons foi convidado para desferir o primeiro golpe sobre o painel, que imediatamente fraturou a superfície de vidro.
Embora o resultado pudesse, à primeira vista, ser entendido como um falhanço, foi, pelo contrário precisamente o esperado.

Uma vez que se trata de um material de comportamento frágil, do ponto de vista mecânico (ao contrário de outros materiais estruturais como o aço que possuem um comportamento dúctil), os projetistas utilizaram três camadas finas sobrepostas de vidro em vez uma camada única mais grossa. Com esta configuração é possível minimizar a ocorrência de situações de colapso frágil catastrófico, inesperado e com consequências potencialmente devastadoras, quando a integridade do painel é colocada em causa.

De facto os mais de 10 golpes subsequentes de marreta apenas fraturaram a primeira camada de vidro (que pode facilmente ser substituída), sem afetar as duas camadas inferiores que se mantiveram intactas.

Ensaios laboratoriais conduzidos pelos engenheiros chineses mostram igualmente que mesmo quando induzida artificialmente a fratura das três camadas, o painel permanece com suficiente resistência para suportar o peso de 25 pessoas.

A Ponte do Desfiladeiro de Zhangjiajie tem um comprimento de 430 metros e um tabuleiro com largura de 6 metros. Situa-se a mais de 300 metros acima do leito do desfiladeiro e, com uso exclusivamente pedonal, é capaz de suportar em simultâneo o peso de 800 pessoas.

Fonte: BBC; EngenhariaCivil.com | Imagens (adaptadas) e Vídeo: BBC via Zhangjiajie Grand Canyon




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório