Avaliação do Estado de Pontes: Passado, Presente e Futuro

4 Fevereiro, 2014.

Avaliação do Estado de Pontes

Da autoria de Elói Figueiredo, Ionut Moldovan e Manuel Barata Marques, o livro “Condition Assessment of Bridges: Past, Present and Future. A Complementary Approach” é a mais recente publicação da Universidade Católica Editora, incidindo sobre a manutenção e avaliação estrutural de pontes. A obra baseia-se no seminário internacional organizado, em Dezembro de 2012, pela Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, que contou com a presença de vários especialistas nacionais e internacionais na área da manutenção de pontes.

Os recentes colapsos da ponte Hintze Ribeiro, que matou 59 pessoas em Portugal, e da ponte I-35W que matou 13 pessoas no estado do Minnesota, nos Estados Unidos da América (EUA), reforçaram a necessidade de se desenvolver novas e fiáveis tecnologias para evitar este tipo de catástrofes. Além destes eventos, uma gestão otimizada da condição das pontes pode ter, a longo prazo, implicações financeiras consideráveis. Por exemplo, nos EUA, em 2006, a Associação Americana de Engenheiros Civis (ASCE) estimou em $850 mil milhões o custo de reparar todas as anomalias nos 50 anos seguintes.

O livro aborda a evolução da gestão e atual estado de conservação das pontes portuguesas, a inspeção de pontes, os ensaios não destrutivos e a monitorização estrutural. São também apresentadas orientações para o futuro da avaliação do estado de conservação de pontes, resultantes da contribuição dos oradores convidados durante o seminário internacional.

A obra pode ser descarregada gratuitamente utilizando o link seguinte ou através do site da Universidade Católica Editora.

DOWNLOAD LIVRO COMPLETO
Condition Assessment of Bridges: Past, Present and Future. A Complementary Approach
Condition Assessment of Bridges: Past, Present and Future. A Complementary Approach


Imagem e Fonte: Livro “Condition Assessment of Bridges: Past, Present and Future. A Complementary Approach”, Elói Figueiredo, Ionut Moldovan e Manuel Barata Marques – Cortesia de António Henriques Jorge / Universidade Católica Editora




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório