Eliminação de defeitos em elementos estruturais metálicos através de deformação cíclica controlada

4 Novembro, 2015.

Eliminação de defeitos em elementos estruturais metálicos através de deformação cíclica controlada

Uma das mais antigas preocupações da indústria da construção metálica é a sensibilidade que o aço tem ao fenómeno da fadiga, provocado por ações repetidas que enfraquecem os elementos estruturais. No entanto, investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) descobriram agora que, sob determinadas condições, a deformação cíclica controlada de elementos estruturais metálicos pode eliminar defeitos na sua estrutura cristalina e até aumentar a resistência dos mesmos.

Através de um processo denominado “cura cíclica”, dois investigadores do MIT conseguiram corrigir imperfeições microestruturais em elementos de alumínio.
O estudo decorreu a uma escala atómica, tendo o processo de indução de fadiga sido monitorizado através de microscopia eletrónica.
Ao aplicarem deformações cíclicas, de muito baixa amplitude, os investigadores conseguiram que as zonas de imperfeições nos elementos de alumínio sofressem uma translação do interior para a superfície e eventualmente se tornassem irrelevantes no que diz respeito à sua influência negativa no desempenho estrutural do elemento.

Desta forma foi possível, utilizando um método aparentemente contraintuitivo, eliminar uma porção significativa dos defeitos e como consequência, aumentar a resistência do material.

Embora o fenómeno de eliminação de defeitos através da deformação seja conhecido há algum tempo, só agora o mesmo foi posto em prática recorrendo a deformações não plásticas de muito baixa amplitude.

O estudo abre portas a novos processos industriais de reforço de elementos metálicos, alternativos aos tratamentos térmicos.

(ver vídeo em fullscreen)

Fonte: MIT | Imagens (adaptadas): via MIT | Vídeo: via MIT




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Eliminação de defeitos em elementos estruturais metálicos através de deformação cíclica controlada

  1. Norte-americanos desenvolvem revestimento que assinala o aparecimento de fissuras | EngenhariaCivil.com

    […] tipos de materiais, que permite uma identificação autónoma prematura de danos mecânicos em elementos estruturais. Quando o material começa a apresentar fissuras a substância permite colocar em relevo as áreas […]

Comentar

* Obrigatório