Pás de Aço Para Estruturas Eólicas Mais Sustentáveis

6 Maio, 2015.

Pás de Aço Para Estruturas Eólicas Mais Sustentáveis

Os polímeros reforçados com fibras (FRP) têm sido amplamente utilizados, nos últimos anos, no fabrico de pás para turbinas eólicas. No entanto, de acordo com investigadores do Instituto Fraunhofer de Maquinação e Tecnologias Metalúrgicas (IWU), os FRP são uma solução muito pouco amiga do ambiente, devido à sua difícil reciclagem.

Em alternativa os investigadores alemães propõem o uso de aço e outras ligas metálicas que permitem uma taxa de reciclagem que pode ultrapassar os 90%. Além disso as pás eólicas de aço são mais fáceis de fabricar e têm um custo significativamente inferior.

Uma das grandes vantagens dos FRP, apresentada frequentemente pelos fabricantes, é o seu baixo peso em comparação com outros materiais e os enormes benefícios daí decorrentes, especialmente em instalações de grandes dimensões.
Esta característica é minimizada pelos engenheiros do IWU que referem que o uso de ligas metálicas leves permite igualmente a manutenção do baixo peso das pás. Por outro lado, em pequenas instalações o aumento de peso resultante do uso de aço não tem influência significativa no desempenho das turbinas.

O projeto HyBlade, que está a ser desenvolvido pelo IWU e pela Universidade Livre de Bruxelas (VUB) visa a otimização aerodinâmica e automatização integral dos processos de fabrico de pás de aço, apontadas como alternativa de futuro no mercado eólico.

Com os novos processos, os investigadores pretendem chegar a uma redução de 90% no custo de fabrico de pás de aço, em comparação com as pás de FRP. Pretendem igualmente baixar o tempo de fabrico de uma pá para apenas 30 segundos, uma ínfima fração das várias horas que atualmente são necessárias para o fabrico com FRP.
Devido às características intrínsecas do aço, é possível também obter uma precisão superior nos elementos fabricados.

Fonte e Imagens (adaptadas): Instituto Fraunhofer de Maquinação e Tecnologias Metalúrgicas (IWU)




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Pás de Aço Para Estruturas Eólicas Mais Sustentáveis

  1. Tecnologia inspirada em penas de aves está a ser usada para tornar turbinas eólicas mais silenciosas | EngenhariaCivil.com

    […] penas das asas das corujas, o novo material permite uma melhoria significativa da aerodinâmica das pás de turbinas eólicas o que resulta numa redução do nível de ruído localizado e do impacto ambiental de grandes […]

  2. Eliminação de defeitos em elementos estruturais metálicos através de deformação cíclica controlada | EngenhariaCivil.com

    […] das mais antigas preocupações da indústria da construção metálica é a sensibilidade que o aço tem ao fenómeno da fadiga, provocado por ações repetidas que enfraquecem os elementos […]

Comentar

* Obrigatório