As Maiores Obras de Engenharia Civil no Brasil

O Brasil encontra-se neste momento na maior fase de crescimento económico e humano da sua história. O mais importante motor desse desenvolvimento é a indústria da construção. Grandes obras de Engenharia Civil estão planeadas para os próximos anos no Brasil, algumas das quais de grande dimensão e complexidade.

Ao longo de uma série de artigos iremos apresentar algumas das mais importantes obras de engenharia civil que se vão realizar no Brasil. No entanto é também importante conhecer as realizações passadas da engenharia civil brasileira, conhecida em todo mundo pela sua proficiência técnica e capacidade de optimização e por ter sido responsável por algumas das mais importantes obras de Engenharia Civil da América do Sul. Apresentam-se a seguir três exemplos da excelência técnica da engenharia civil no Brasil.

 

A Maior Barragem do Brasil – Complexo Hidroeléctrico de Itaipu

O Complexo Hidroeléctrico de Itaipu está localizado no Rio Paraná. A sua construção foi resultado de uma parceria entre o Brasil e o Paraguai e continua a ser uma das maiores barragens do mundo. Tem uma potência geradora de cerca de 14 mil MW, 20 unidades de geração de energia eléctrica e fornece uma parte muito significativa da energia eléctrica consumida em ambos os países. A sua construção implicou o uso de 13 milhões de m3 de betão e a intervenção de cerca de 40 mil operários.

 

O Edifício Mais Alto do Brasil – Mirante do Vale

O edifício mais alto do Brasil continua a ser o Mirante do Vale. Este arranha-céus foi construído em São Paulo durante a década de sessenta e tem uma altura de cerca de 170 metros. Localizado no Vale do Anhangabaú, demorou 6 anos a ser construído, sendo uma obra absolutamente inovadora na época. Possui algumas características bastante peculiares para um edifício desta altura, nomeadamente o facto de a sua estrutura ser constituída quase inteiramente por betão armado ao invés da crescente tendência do uso combinado aço e betão, em estrutura mista.

 

A Maior Ponte do Brasil – Ponte Rio-Niterói

Localizada na baía Guanabara, no estado do Rio de Janeiro a ponte Rio-Niterói liga a cidade do Rio de Janeiro e Niterói. É uma das maiores pontes rodoviárias do mundo medindo cerca de 13 km, dos quais quase 9 km sobre água. A sua construção ficou concluída em 1974, sendo estruturalmente constituída por betão armado pré-esforçado.

 




Outros artigos interessantes:




71 Comentários a As Maiores Obras de Engenharia Civil no Brasil

  1. Pedro

    Fantástico e fascinante!
    Este Brasil anda a evoluir de ano para ano, recursos não lhes falta.

  2. Silvio

    A Usina Hidrelétrica de Itaipu não é das maiores, é de fato A MAIOR do mundo e todos os anos bate novos recordes de produção de energia elétrica.

  3. Fabiana Basto

    Silvio, não é superada pela usina de 3 gargantas Yang-tsé na china?

  4. JJ

    sílvio a 3 gorges dam é muito maior e com maior capacidade de potência instalada que Itaipú

  5. aliane

    Verdade a usina la da China é a maior do mundo

  6. Marco Fraga

    Boa iniciativa! O Brasil está tendo mesmo um desenvolvimento brutal e a quantidade de obras que por aí vêm é promissora e apaixonante. Fico a aguardar os próximos artigos sobre o assunto!

    abraço

  7. cacca

    muito bom mesmo

    materia fascinante para engenheria civil

  8. Mateus

    Excelente artigo. Parabéns ao Engº Nuno Verdelho Trindade e restante equipa do Engenhariacivil.com pela iniciativa de divulgar as grandes construções do Brasil.

  9. Fernando Branco

    Foi com muito agrado que li o seu interessante artigo. Desejos de continuação do bom trabalho.

    Fernando L. Branco

  10. Joana Prates

    Achei curioso um aspecto do edifício Mirante do Vale. Os últimos pisos parecem inacabados nas fotografias. As fotos foram tiradas durante a construção/ampliação ou o edifício é mesmo assim? Alguém me consegue satisfazer esta curiosidade?

  11. jamir

    O desenvolvimento económico do brasil está no seu topo alimentado pelas recentes descobertas de fontes de petróleo. Mas será que com a nova Presidente do Brasil, Dilma, as coisas continuarão assim? Continuará a obra extraordinária de Lula da Silva? Não seria José Serra mais favorável às grandes obras de construção no brasil?

  12. Rita Moreti

    jamir, compreendo a sua apreensão, mas a verdade é que a verdadeira questão é: Será que o Brasil se está a desenvolver de uma forma sustentável? Não se estará a criar na sociedade brasileira uma “bolha” iimpulsionada pela construção civil que poderá rebentar daqui a pouco tempo?

  13. Mário Teixeira

    Excelente artigo

  14. xico

    A Vasco da Gama não é mais extensa do que a Rio-Niterói?

  15. Mariana Noronha

    O Mirante do Vale foi construído na altura totalmente em betão armado um bocadinho por ‘casmurrice’ do projectista. Nas verdade já na altura era práctica corrente a utilização de um núcleo central em betão armado sendo a restante estrutura executada em perfis metálicos. Aliás havia muita gente que duvidada da viabilidade da construção de um prédio tão alto usando apenas betão armado.
    Foi sem dúvida um feito na área do cálculo estrutural mas um desastre do ponto de vista estético e de enquadramento urbanístico.

  16. luisa

    E Brasília e o estádio Maracanã? Seria interessante uma revisitação em matérias futuras!

  17. JJ

    xico a Vasco da Gama é realmente muito maior com 17.3 km de comprimento dos quais 10 km estão sobre água

  18. Wagner

    só corrigindo:
    você disse :”O mais importante motor desse desenvolvimento é a indústria da construção”

    a industria da construção não é o motor, é uma das engrenagens que fazer o país crascer,
    o motor seriam os volumos investimentos nacionais e internacionais no país.
    mas seu artigo está excelente.
    um abraço

  19. Well

    Acho q vc pode incluir o Maracanã, a basílica de Aparecida, a cidade de Brasília.

  20. Kleber

    Muito boa a reportagem, só senti falta do MASP que teve, durante muito tempo, o maior vâo livre das Américas.

  21. cleomar francisco motta

    muita boa reportagem,e interesante resaltar que o brasil devida sua grande criatividade esta sendo um alvo muito procurado principalmente pelos estrangeiros neste periodo de crise mundial.

  22. gustavo almeida

    tenho 16 anos e pretendo seguir o ramo da engenharia civil, fiquei fascinado com a evoluçao do Brasil na area de engenharia civil, graças ao Lula que criou a PAC que esta trazendo muito beneficios ao Brasil.

  23. Marcos A. Pissetti

    Senhores.
    Sou um frequente visitante do Engenharia Civil, embora graduado como Eng. Agrimensor.
    Aprecio os aspectos da geotecnia e da hidráulica.
    Quanto ao meu querido Brasil e suas obras, afirmo-lhes que Brasilia, Itaipu, Rio-Niterói são obras imensas, porém de outros tempos.
    Atualmente, ainda sob os efeitos do governo Lula, o país aponta para cima e em linha vertical. O somatório das obras menores é muito maior que o daquelas citadas acima. Rodovias, edifícios, represas, canais, etc.
    No entanto enfrentamos um emaranhado tão grande de legislação ambiental (inclusive incoerente) que o próprio governo Lula não conseguiu executar nem metade do que propunha, embora tivesse dinheiro e disposição. Dilma também vai enfrentar esta situação, assim como todos nós brasileiros. Realmente o que nos faz andar é nossa criatividade.
    Parabéns pelo seu trabalho.

  24. +James

    Concorco com a afirmação acima. As maiores obras na gestão do presidente anterior, e com promessa de continuidade pela atual Presidente Dilma Roussef, são o somatório de pequenas intervenções espalhadas pelo imenso território do País. O exemplo mais impactante é o marco de mais de 1.000.000 de moradias populares executadas e em execução, com subsídios do Governo Federal às parcelas mais carente da população brasileira. A meta da atual Presidente é de contratar e executar nos proximos 4 anos a marca de 2.000.000 de moradias populares. A maior obra em andamento no Brasil é o resgate da cidadania e da política de uma melhor distribuição de renda. O segmento da Construção Civil tem ajudado muito nestas politicas públicas: moradias populares, obras de saneamento básico e de infra-estrutura (geração e transmissão de energia, pavimentação de estradas e vias urbanas, sistemas de drenagem nas cidades). São obras médias e pequenas, às centenas, que se tornam, ao final, uma grande obra em curso no País.

  25. thayna

    muito bom qro ser engenheira

  26. daiany

    Nossaa…Amei essas fotos me insentivaram bastante a fazer a minha facul de engenharia civil ainda mais quando penso que vou viver o resto da minha vida usando calcúlos..!

  27. Pedrito Ribaia

    Que pena,o país como meu(Angola) com tanto petróleo e diamantes,para além das receitas fiscais, não ter obras de grande gabarito como Brasil.Sinto tanta inveja das vossas faculdade de engenharia civil.Viva Brasil continuem sempre assim.

  28. Anisio Horta

    O Brasil passou por tantos voos de galinha que às vezes não acredito que estamos construindo tanto.Eu como engenheiro civil participo desse desse momento com muita alegria,pois vivi a decada de 80(decada perdida) com total falta de esperança no futuro.

  29. Rodrigo Mendes Guimarães

    Realmente o Brasil evoluiu muito com a Engenharia Civil, muitos empregos surgiram e como vimos acima gigantes foram construidos em nosso território. Estamos de parabens e rumo a um futuro promissor.

  30. Luiz Carlos

    Muito bom esse anúncio sou sergipano e vejo como o número de obras cresceram por aqui apesar de meu estado ser muito pequeno. Quero ser engenheiro um dia e poder desfrutar desse maravilhoso mundo da construção. Queria poder ver de perto essas e outras maravilhosas obras pelo Brasil a fora. além de saber que esse setor paga muito bem é claro.

  31. Paulo

    Parabéns, adorei o artigo.
    É por tudo isto que pretendo trabalhar no Brasil na área da Construção civil.

  32. Marcos

    Gente a Usina de 3 gargantas como é conhecida na China é a maior usina em volume de agua reservatório do mundo, mas em produção de energia a nossa Itaipu continua sendo a maior ou seja a produção de energia esta diretamente ligada com o volume de agua do Rio afluente que alimenta a usina e o nosso Rio Parana é o segundo em volume de agua do mundo perdendo apenas para o nosso sandoso Amazonas que também é nosso enta Brasil maravilhoso.

  33. Patrick Matheus

    Fascinante! Quanto mais vejo e mais aprendo sobre Engenharia Civil, mais tenho certeza de que quero isso pra minha vida. Posso ainda ter 15 anos mas já sei o que quero fazer.

  34. A Manutenção de Equipamentos de Construção Civil | EngenhariaCivil.com

    […] As Maiores Obras de Engenharia Civil no Brasil […]

  35. José Arnaldo de Castro

    Em 03/01/2012. Sou engenheiro Civil há 39 anos. Como estudante, vivi a época do “Milagre Brasileiro” (?????) Quando me formei em 1972 ele estava no final. Realmente, para um garoto de 20 anos, preparando-se para fazer vestibular de engenharia, era facinante. A propaganda realmente nos enaltecia nos fazia nacionalista. Vibrávamos, orgulhavamos de ser brasileiros e nos preparar para engenharia. Com o decorrer dos anos e nossa experiência profissional, vi que havia muito enganação. Mas que era bom, era. Mas o que passou passou. Logo depois veio a crise do petróleo (1973) e daí para frente muita coisa mudou no mundo. Mudou a política econômica mundial que, desde a década de 30 norteava o Ocidente. Essa política era originária do inglês Jonhn Maynard Keynes. Era a intervenção do Estado na macro economia para gerar mais emprego. Foi formulada por esse grande economista da 1ª metade do século passado, ainda na década de 20, logo após o término da Iª Guerra Mundial. Roosevelt, logo quando tomou posse pela 1ª vez no governo dos EUA (1933), iniciou a aplicação dessa teoria econômica em plena depressão econômica. E deu certo. Em seu livro de 1936: Teoria geral do emprego, do juro e da moeda (General theory of employment, interest and money) ele a expõe brilhantemente. Essa teoria, como disse, foi empregada em todo o Ocidente, inclusive, a sua maneira, por A. Hitler.
    Mas, por mecanismos mais complexos, no início da década de 70 ela já estava desgastada, aliás, como tudo. O 1° Choque do Petróleo foi a gota d’água que entornou o copo. Através de Margaret Thatcher (Inglaterra) e Ronald Reagan (EUA) foi dada a partida do neo-liberalismo. O governo é praticamente um mero observador. Ela foi aplicada e ainda está, em vários países do Ocidente. Aqui no Brasil começou atabalhoadamente com Collor e continuou com FHC (idem). Hoje ela já está sendo muito criticada pela intensidade que foi e profundidade. Os EUA e a Europa é que os digam.
    O capitalismo financeiro, improdutivo, também se espalhou pelo mundo, tirando dinheiro de investimento.
    O tema central desse texto é mostrar aos mais jovens que “desenvolvimento”, em termos de economia é um tabu. Diversas são as teorias que o tentam explicar, mas, como todas teses econômicas às vezes não chegam a lugar nenhum. O desenvolvimento não está no maior do país, maior do mundo. Está naquelas em que o povo possa tirar maior proveito . A obra pode ser até grande, mas não necessariamente.
    A minha observação para o Brasil, começa com JK (1956/1960) . Antes dele, Getúlio Vargas já tinha observado o que vou dizer. Para que haja um desenvolvimento sustentado o país tem que ter uma boa a ótima infra-estrutura. Foi o que ele fez. Aproveitou a abundância de dinheiro no mundo e a um preço barato, partiu para o binômio energia e transporte. Não foi fácil conseguir pois o dinheiro americano ainda estava voltado para a reconstrução da Europa e Japão. Mas, mineiro como era, entre idas e vindas, conseguiu. Vieram muitas empresas estrangeiras para cá. As empresas montadoras de veículos viram como era promissor esse país e desembarcaram aqui. No entanto, contou-se com as pequenas empresas de engenharia nacionais que, depois se transformaram em verdadeiras multi nacionais. Soma-se a isso o surgimento de outras que se tornaram de porte médio e pequeno. Mas contribuem até hoje para o desenvolvimento desse país.
    O governo entre 1964 e 1985 gastou muito dinheiro salgando carne podre. Faltou um planejamento mais eficaz como o de JK. Sito apenas um: Ferrovia do Aço. Pelas suas características técnicas é totalmente desnecessária. É claro que teve coisas boas: ponte Rio-Niteroi, Itaipu, dentre outras. Depois das décadas perdidas de 1980 e 1990, a Administração Pública tem muito que repensar suas estratégias. Obras faraônicas, jamais. Temos que fazer o arroz com feijão. O dinheiro para aplicação produtiva está escasso e caro. A maioria dos países credores estão em crise. Temos que gerar muitos empregos para essa garotada que já está aí e a que virá brevemente. Existe muita coisa barata que pode ser executada: moradias populares, saúde com sua infra-estrutura, abertura e conservação de estradas, aeroportos, portos, energia elétrica, telecomunicações, enfim, um sem número de tipo de obras. Para isso temos que desenvolver também a educação como um todo, ciência e tecnologia, etc.
    Quero recomendar aos futuros administradores desse país passimônia quando se tratar de Administração, inclusive com o dinheiro público.
    Em termos de obras não é a maior, não é a mais arrojada. Usinas como as que foram construídas na época de Jk, há necessidade sim (Belo Monte), mas não podemos esquecermos das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) (até 30 MW). O impacto ambiental delas é muito baixo mas, em conjunto, fazem o todo.
    Gente, desculpem-me. Escrevi demais, mas é o que penso. Espero que o texto que fiz de improviso, esteja elucidativo….É muito difícil escrever. Em caso de dúvidas, falem quais são e tentarei esclarecê-las, na medida do meu conhecimento e de minha experiência. Abraço a todos e até breve

  36. Carlos Queiroz

    Prezados Todos
    Como escreveu o José Arnaldo de Castro, as grandes obras nem sempre são as melhores e as mais valiosas. Se tiverem tempo procurem saber sobre o primeiro conjunto habitacional do mundo. Ele foi contruido na Alemanha aproximadamente em 1500 e está lá até hoje com pessoas morando dentro. Por fora parece um castelo.
    Agora, veja que em muitos lugares se controem estruturas que em menos de 10 anos já são lixo. Pontes são levadas por enxurradas, casas são arrastadas por enchentes e por aí vai.
    A verdadeira engenharia não será aquela que ostentará um título por sua magnitude mas sim por sua perenidade. Vejam por exemplo a muralha da China e o Taj Mahal e as Piramides. São empreendimentos que custaram muitos dias de trabalho e muitas vidas.
    Reforço portanto, que a arte de construir não passa somente pelo trabalho do engenheiro em si, mas antes de tudo pelo ideal de perpetuar o seu talento, com intuito de deixar sua marca no mundo. Por isso vemos tanta coisa esquisita e sem utilidade por aí.

  37. A Construção do Novo Estádio do Maracanã | EngenhariaCivil.com

    […] As Maiores Obras de Engenharia Civil no Brasil […]

  38. Sergio

    Antes ,agradecer quantas vidas e pensamentos realizaveis sustentam a nossa sobrivivencia,gostei do artigo ,que se propague os ensinamentos a paises como mocambique e mais ,paises em que a guerra e prioridade para retardar.
    Que viva a engenharia civil brasileira.
    Abrcs.
    Sergio silva-mocambique

  39. Araujo

    Para conhecimentos do colegas, sòmente 6 obras, sem falar nas milhares de demais obras em andamente no momento no Brasil empregarão,diretamente, mais de 200.000 pessoas, fora os empregos indiretos que foram criados.

    1-Hidtroeletrica de Belo Monte (3a maior domundo)
    2-Hidroelétrica de Jirau
    3-Hidroelétrica de Santo Antonio
    4-Refinaria Abreu e Lima
    5-Rodoanel de São Paulo (trechos leste)

  40. Araujo

    Corrigindo: Não são 6 obras mas sim 5.

    Desculpem-me

  41. Amo engenharia pessoal...

    Eu me chamo Lucas, olá tenho 16 anos e no ano de 2013 pretendo fazer Engenharia civíl, gostaria de saber se posso receber algum conselho !!!

  42. Roberto Jaicos

    Nosso Pais tem tudo para ser o numero 01 é pena que nossos politicos só pensam na familia deles.

  43. walisson santos

    em breve teremos a maior plataforma de petroleo sé os politicos não roubaREM ANTES DISSO

  44. jean lucas

    temos que olhar para o sul do pais rio grande e cidade do rio g do sul e teve o maio isamento do mundo o deck bonk da platafoma p. 55 da petrobras um isamento de 17 mil toneladas com o guidaste de uma empresa holadesa com nome de mannoet

  45. Federico

    Sou um engenheiro civil da Italia, aqui jà nao temos nada para fazer no sector da construçao….serà possivel para un italiano voltar no Brasil como jà aconteceo non final do ‘800?

  46. Josue gomes

    Gostei da materia! O Brasil é grandioso!!!

  47. Sergio Santtos

    Que coisa massa!
    O Brasil é muito grande, essas obras merecem admirações de todos.
    eu tenho apenas 13 anos mais já sonho em ser um grande engenheiro do Brasil e uem sabe do mundo
    Um dia vocês iram ver o maior engenheiro de todos o stempos
    Muito prazer
    Sérgio Santtos!

  48. celso dos santos

    SAO OBRAS MAGUINIFICA O BRAZIL TEM OS MELHORES PROFICIONAIS DA AREA CIVIL::::::::::

  49. Rui Lopes

    Grande Obras
    É mesmo uma profissão/vocação fantástica…

  50. José Antônio Chaves Silva

    O Brasil tem várias obras muito bonitas, paisagens fascinantes, mas só que deixa levar pelas circunstâncias, e pensa como um país pequeno. Concerteza o Brasil vai fazer bonito na copa de 2014, com grandes construções para os turistas, admirar a nossa beleza natural, torço para que a política não interfere, e nem tem idéias absurdas. Tenho 17 anos, e pretendo fazer Engenharia Civil.

Comentar

* Obrigatório