Fachadas Construídas com Materiais Bio Compósitos Permitem Reduzir a Metade Gastos Energéticos

17 Fevereiro, 2015.

Fachadas Construídas com Materiais Bio Compósitos Permitem Reduzir a Metade Gastos Energéticos

A Arup e a GXN Innovation anunciaram a distinção da sua tecnologia de bio fachadas Biobuild nos Prémios Inovação JEC 2015. O sistema de fachadas Biobuild faz uso de fibras naturais e permite a redução em até 50% da energia incorporada, em comparação com elementos de fachada convencionais.

O Biobuild é anunciado como o primeiro sistema de painéis de fachada autossustentável constituído por materiais bio compósitos, que permite uma tal poupança de energia.
Os materiais de construção bio compósitos são obtidos a partir de fibras naturais como o linho, cânhamo e juta e ainda resinas naturais resultantes dos subprodutos do processamento agrícola do milho, cana-de-açúcar e outras culturas.
Através de processamento adequado, estas matérias-primas podem ser transformadas em elementos construtivos sustentáveis, de baixo peso e durabilidade e desempenho elevados.

Os sistemas de painéis pré-fabricados Biobuild, dirigido primariamente a edifícios comerciais, é formado por painéis de 4 metros de altura por 2.3 metros de largura que incorporam um elemento central de vidro. Estes painéis são constituídos por camadas periféricas de bio compósitos fabricadas com tecido de linho e resina biológica, que envolvem uma camada interior isoladora.

Todos os componentes do painel são facilmente destacáveis, para fácil reutilização ou reciclagem.

A cerimónia de entrega dos Prémios Inovação JEC 2015 terá lugar em Paris, no próximo dia 10 de Março

Fonte e Imagens (adaptadas): Arup via Marina Miceli – Europe Press Office




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Fachadas Construídas com Materiais Bio Compósitos Permitem Reduzir a Metade Gastos Energéticos

  1. Sistemas de Fachadas, Portas e Janelas em Destaque na WinDoor-tech 2015 | EngenhariaCivil.com

    […] WinDoor-tech 2015, feira dedicada aos sistemas, ferramentas e componentes de janelas, portas e fachadas realiza-se entre 10 e 13 de Abril em Poznan, na Polónia. No evento, que reunirá os principais […]

  2. Imagem do Dia: Dubai Revela Construção do Museu do Futuro | EngenhariaCivil.com

    […] novas ideias e sistemas para as cidades do futuro. A construção da estrutura de contornos ovais e fachadas recobertas por painéis metálicos, decoradas com caracteres árabes, deverá ficar concluída em […]

Comentar

* Obrigatório