Karlavagnstornet Será o Maior Edifício da Suécia com Altura Superior a 200 Metros

29 Maio, 2014.

Karlavagnstornet Será o Mais Alto Edifício da Suécia

Com uma altura que poderá situar-se entre 202 e 231 metros, o Karlavagnstornet será o maior arranha-céus da Suécia. Os cinco finalistas para o projeto da torre, foram conhecidos esta semana e incluem gabinetes como Ramboll, COWI ou Skidmore Owings & Merrill (SOM).

O concurso foi promovido pelo grupo sueco de construção civil Serneke, que atribuiu um prémio monetário de 500 mil coroas suecas (cerca de 55 mil euros) a cada uma das propostas finalistas. No dia 17 de Junho será anunciada a proposta vencedora.

A proposta número um, intitulada Ursa, foi apresentada pelo atelier Manuelle Gautrand e prevê a construção de um edifício de 214 metros de altura com fachadas multicolores e uma organização funcional por camadas.

Svall é o título da proposta número dois, que eleva a 231 metros de altura o edifício no centro de Gotemburgo. Foi elaborada pelo atelier Ian Simpson e pelos engenheiros de estruturas da consultora WSP.

A proposta número três, de nome Glasklart, apresenta um edifício de desenvolvimento vertical contínuo com 202.1 metros de altura. Foi desenvolvida pelos arquitetos suecos da Wingårdhs e pela consultora de engenharia WSP

A quarta proposta, Polstjärnan (Estrela do Norte), prevê a construção de uma estrutura com 230 metros, a segunda mais alta do conjunto, com fachadas esguias que variam gradualmente de orientação perto do topo do edifício. Foi apresentada pela SOM (Skidmore Owings & Merrill), Entasis e pela empresa de engenharia COWI..

A quinta e última proposta, Kyssen, teve autoria dos gabinetes Zaha Hadid e ÅWL, com especificações de engenharia estrutural da Ramboll, design de fachada da Werner Sobek, conceito paisagístico da Gross Max e enquadramento urbano de Lawrence Barth. É a única proposta que apresenta um design curvo, com uma estrutura com 215 metros de secção elíptica com extremidade em cunha.


Proposta 1: Ursa – 214 m


Proposta 2: Svall – 231 m


Proposta 3: Glasklart – 202,1 m


Proposta 4: Polstjärnan – 230 m


Proposta 5: Kyssen – 215 m

Fonte: Serneke | Imagens: via Serneke (adaptadas)




Outros artigos interessantes:




3 Comentários a Karlavagnstornet Será o Maior Edifício da Suécia com Altura Superior a 200 Metros

  1. Imagem do Dia: Polstjärnan é Proposta Vencedora Para o Mais Alto Edifício da Suécia | EngenhariaCivil.com

    […] COWI, foi a vencedora do concurso promovido pelo Grupo Serneke para o projeto daquele que será o maior arranha-céus da Suécia e um dos mais altos da Europa. O edifício Karlavagnstornet, de uso residencial e comercial, terá […]

  2. Fernando Branco e Inês Flores-Colen Coordenam Curso de Gestão de Edifícios | EngenhariaCivil.com

    […] Superior Técnico (IST), são os coordenadores do curso Facility Management – Introdução à Gestão Integrada de Edifícios, Espaços e Serviços, que se realiza nos dias 17, 18 e 19 de Julho em Lisboa. O curso é dirigido […]

  3. Imagem do Dia: Suécia Poderá Avançar com Construção de Quatro Arranha-Céus em Madeira de Pinho | EngenhariaCivil.com

    […] Um conjunto de quatro arranha-céus maioritariamente executados em madeira de pinho, poderá em breve nascer em Frihamnen, na frente ribeirinha de Estocolmo. Os edifícios residenciais de 20 pisos e 240 apartamentos, terão uma área total interior próxima dos 25 mil metros quadrados e foram projetados pelo gabinete sueco Tham & Videgård. A divulgação do projeto surge como resposta, da promotora imobiliária Folkhem, ao anúncio recente, pela construtora Serneke, da construção em Estocolmo do Karlavagnstornet, o mais alto arranha-céus da Suécia. […]

Comentar

* Obrigatório