Como construir uma casa de madeira para durar mais de 500 anos

11 Março, 2016.

Como construir uma casa de madeira para durar mais de 500 anos

O processo de execução de um pequeno edifício de madeira de dois pisos, na zona de Kurland, Letónia, através de meios tradicionais, usando materiais, na sua grande maioria, recolhidos diretamente da natureza. A construção da casa de madeira incluiu processos construtivos tradicionais com origens em diferentes países europeus e asiáticos.

A primeira parte deste pequeno documentário inicia-se com o corte das árvores, sobretudo carvalho-branco e diferentes tipos de coníferas, e limpeza dos troncos, bem como o transporte dos materiais de construção com a ajuda de animais de carga.

Na segunda parte são executadas as fundações da casa de madeira, incluindo a escavação, betonagem dos maciços de fundação e construção de um muro perimetral de revestimento em alvenaria de pedra.

Na terceira parte é efetuada a construção da superestrutura em madeira com recurso a instrumentos tradicionais de carpintaria. São fabricados os diferentes elementos estruturais, como vigas, pilares e paredes estruturais (com espessura de 50 cm) e preparados os respetivos apêndices e juntas de ligação.
São igualmente efetuados os tratamentos superficiais de proteção, contra as ações ambientais, de cada elemento construtivo de madeira, através do método tradicional japonês Shou Sugi Ban, que inclui a queima superficial prévia e aplicação, por pincelagem, de revestimento hidrófugo e insecticida/fungicida.

Na quarta parte é mostrado o processo de construção da cobertura, aplicação de revestimento térmico e instalação de pavimentos, janelas, portas e restantes elementos de fachada. A cobertura foi isolada com lã de fibra de madeira, tendo nas paredes sido usadas aparas de pinheiro e lariço como isolamento térmico.

Finalmente é mostrado o processo de preparação tradicional e aplicação de reboco nas paredes interiores, usando uma argamassa de argila e cal.

De acordo com o autor do documentário (que se identifica como Jacob, o carpinteiro), à semelhança das igrejas de madeira norueguesas, a casa, se devidamente mantida, pode ser preservada em perfeitas condições de habitabilidade por mais de 500 anos.

 
Fonte: “The Birth Of A Wooden House” via John Neeman Tools (neemantools.com) | Imagens (adaptadas) e Vídeo: “The Birth Of A Wooden House” via John Neeman Tools (neemantools.com)




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Como construir uma casa de madeira para durar mais de 500 anos

  1. Germano

    Linda casa!!que construçao espetacular!!quero fazer uma casa desse modelo aqui no BRASIL PRA morar!!

  2. Leandro Júnior

    Gostaria de saber qual a madeira utilizada nas colunas(vigas e pilares), pelo que reparei, na “superestrutura em madeira”, elas são as únicas a receber o tratamento Shou Sugi Ban. Agradeço.

Comentar

* Obrigatório