Japoneses criam painéis solares fotovoltaicos domésticos mais eficientes de sempre

10 Novembro, 2015.

Japoneses criam painéis solares fotovoltaicos domésticos mais eficientes de sempre

A Panasonic Corporation estabeleceu um novo recorde mundial de eficiência de painéis fotovoltaicos. Os novos módulos que, de acordo com a empresa tecnológica japonesa, começarão a ser produzidos em massa dentro de poucos meses, têm uma eficiência de 22.5%, um valor sem precedentes para painéis com células solares de silício. A marca foi confirmada pelo reputado Instituto Nacional Japonês de Ciências Industriais Avançadas e Tecnologia (AIST).

Os painéis da Panasonic, de 270 watt, são formados por 72 células, dirigindo-se à utilização doméstica. O processo fabrico recorre ao uso de materiais correntes, de baixo custo, o que permite que os módulos possam ser comercializados a um valor muito próximo dos painéis fotovoltaicos tradicionais.

Embora a conversão de 22.5% de energia do sol em energia elétrica não pareça, à primeira vista, impressionante, é o valor mais alto alcançado por um painel solar individual, formado por células cristalinas de silício. Com efeito, a nível celular, a própria Panasonic conseguiu obter valores superiores, de 25.6% de eficiência e eficiências superiores a 40% são possíveis com tecnologias solares de concentração e células solares do tipo MJ (“multi-junction“).

Fonte: Panasonic | Imagem (adaptada-ilustrativa): via Panasonic




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório