Hadrian 105 – Um Robot que Constrói Paredes de Alvenaria

30 Junho, 2015.

Hadrian 105 - Um Robot que Constrói Paredes de Alvenaria

A startup australiana FastBrick Robotics revelou recentemente o seu sistema robotizado dirigido à construção de edifícios de alvenaria. O Hadrian 105 é um robot semiautónomo capaz de executar paredes de alvenaria, efetuando o assentamento automático de blocos cerâmicos, de betão ou de qualquer outro material.

De acordo com a empresa, o Hadrian 105 é o primeiro sistema de construção de paredes de alvenaria patenteado e comercialmente viável, do mundo. É capaz de assentar blocos de diferentes tamanhos e geometrias e efetuar a mistura e espalhamento da argamassa de ligação.

Ao contrário de outras soluções de automatização da construção de paredes de alvenaria, os sistemas FastBrick são totalmente elétricos, o que permite a manutenção de baixos níveis de emissões carbónicas durante o processo construtivo.

O Hadrian 105 é também extremamente prático e preciso, sendo capaz de reproduzir com grande exatidão o modelo tridimensional que serve de base ao trabalho a executar.
Através de dispositivos avançados de navegação e estabilização, a translação e manipulação dos materiais de construção é feita com uma margem de erro inferior a 0.5 milímetros, em qualquer dos eixos, sendo independente de interferências dinâmicas.

No vídeo seguinte é possível observar a forma como o sistema desenvolvido pela FastBrick Robotics constrói as paredes de um edifício de alvenaria.

(ver vídeo em fullscreen)

Fonte, Vídeo e Imagem (adaptada): Fastbrick




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório