Estudantes de Engenharia Civil Americanos Criam Telhas que Absorvem Gases Poluentes

4 Março, 2015.

Estudantes de Engenharia Civil Americanos Criam Telhas que Absorvem Gases Poluentes

Uma equipa de estudantes da Faculdade Bourns de Engenharia da Universidade da Califórnia criou um revestimento para aplicação em telhas cerâmicas, que promove a absorção e armazenamento de gases poluentes da atmosfera. A substância desenvolvida tem com principal vantagem, relativamente a outros produtos capazes de sequestro de poluentes, o seu muito baixo custo.

O revestimento, fabricado à base de dióxido de titânio, um composto vulgarmente utilizado em tintas, produtos cosméticos e até produtos alimentares, é especialmente eficaz na captura de óxidos de azoto (NOx) libertados pelos motores de veículos em circulação, indústrias químicas, altos-fornos, etc.

A equipa analisou o efeito da aplicação do produto em telhas cerâmicas, colocando-as em câmaras de ambiente controlado e injetando quantidades pré-definidas de óxidos de azoto. O dióxido de titânio do revestimento foi ativado por intermédio de luzes ultravioletas que permitiram simular a ação da luz solar.
Constatou-se uma absorção entre 88% e 97% dos óxidos de azoto.
Foi também possível concluir que a aplicação de diferentes quantidades de revestimento não produzia grandes diferenças na sua eficácia.

Está também a ser estudada a possibilidade de aplicação do revestimento em separadores rígidos de betão de autoestradas, um local ideal para a captura de gases poluentes.

Fonte e Imagens (adaptadas): via UCR




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Estudantes de Engenharia Civil Americanos Criam Telhas que Absorvem Gases Poluentes

  1. Projeto de Requalificação da Ponte de Sarajevo em Barcelona | EngenhariaCivil.com

    […] O gabinete espanhol Baena Casamor (BCQ) deu a conhecer algumas imagens do projeto de requalificação da Pont de Sarajevo, uma passagem superior localizada na Avenida Mediridiana, importante acesso ao centro de Barcelona.  A BCQ pretende transformar a estrutura numa obra-de-arte ecológica, auto suficiente do ponto de vista energético e construída com materiais capazes de absorver gases atmosféricos poluentes. […]

  2. Investigadores Noruegueses Descobrem que a Argila é um dos Melhores Materiais de Construção para o Sequestro de Carbono | EngenhariaCivil.com

    […] tecnologias de sequestro de gás carbónico têm assumido uma importância crescente na indústria da construção, tendo sido criados, nos […]

Comentar

* Obrigatório