Processo de produção de madeira para construção

4 Março, 2016.

Processo de produção de madeira para construção

A norte-americana Vaagen divulgou um interessante vídeo do processo produtivo de uma das suas fábricas de transformação de madeira para construção. Denominado “Logs to Lumber” (“Do Toro à Madeira Serrada“), o pequeno filme mostra o elevado grau de automatização envolvido em todas as fases.

O processo tem início com a entrega da matéria prima em bruto na zona de recolha e armazenamento da serração. Os troncos são então transportados para uma área de análise e seleção automática das espécies de árvore e de corte inicial.
Em função da classificação, os troncos são então separados e empilhados para posterior uso.

Da zona de separação os troncos são conduzidos para as instalações de serração propriamente ditas, onde são retiradas a casca e as inserções de galhos.
De seguida os troncos são introduzidos numa primeira máquina de corte longitudinal que dá origem aos elementos de madeira, que são mais uma vez separados e ordenados para operações posteriores. Tanto nesta como nas restantes fases, todos os subprodutos, como aparas de madeira e cascas são conduzidas para outras zonas da fábrica, onde são sujeitos a reciclagem.

Depois do corte os elementos de madeira são transportados para os fornos de secagem, que permitem acelerar a estabilização das condições de humidade.

Após a secagem, são conduzidos para uma zona de aplainamento, onde lhes é dado um acabamento superficial final.

Depois do corte transversal de acordo com as especificações do cliente, os elementos finalizados são embalados e levados para a zona de armazenagem e distribuição, de onde partem para o seu destino final.

Fonte: Vaagen | Imagens (adaptadas) e Vídeo: via Vaagen




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Processo de produção de madeira para construção

  1. Dayson

    Vou fazer um trabalho referente a fabrico da madeira vcs podem me enviar algo?

Comentar

* Obrigatório