Quanto ganha um Engenheiro Civil a trabalhar no Reino Unido?

15 Fevereiro, 2016.

Quanto ganha um Engenheiro Civil a trabalhar Reino Unido?

A organização sem fins lucrativos EngineeringUK divulgou o seu relatório anual “Engineering UK 2016 – O Estado da Engenharia” sobre o exercício da profissão de engenheiro no Reino Unido. O documento, que analisa, entre outros, os salários dos Engenheiros Civis, constitui um estudo detalhado sobre a situação atual e o futuro de um setor que representou, no ano passado, um contributo para a economia de mais de 450 mil milhões de libras, mas que tem um défice anual de 69 mil profissionais.

A EngineeringUK tem como objetivos principais a consciencialização do contributo vital dos engenheiros, da engenharia e da tecnologia para a sociedade e a promoção do aumento da oferta de engenheiros, inspirando a prossecução de carreiras na área.

De acordo com o relatório, o setor emprega 5.5 milhões de pessoas, dois terços das quais são engenheiros ou técnicos de engenharia, sendo 68% mais produtivo que, por exemplo, o setor do retalho.
Se o setor da engenharia tivesse todas as vagas preenchidas, promoveria um crescimento muito substancial da economia, gerando o equivalente a 27 mil milhões de libras suplementares por ano.

No que diz respeito à contribuição económica dos principais setores industriais estratégicos, ao setor da construção corresponde um Valor Acrescentado Bruto de 90 mil milhões de libras, cerca de 6.70% do total no país.
O setor da construção emprega 2.98 milhões de pessoas, correspondendo a 10% da população ativa do Reino Unido.

Alguns dos setores de destaque para Engenheiros Civis no Reino Unido são o setor eólico offshore e onshore, suportados, respetivamente por 14 mil empregos com um crescimento anual de 8% e 19 mil empregos, com um crescimento anual de 10%.
O setor de produção de energia solar por seu lado possui um crescimento anual de 20% e atualmente emprega mais de 35 mil pessoas.
Outras áreas importantes para Engenheiros Civis são a área de barragens e produção hidroelétrica e o projeto, construção e operação ferroviária que contribui com 7 mil milhões para a economia e emprega mais de 85 mil pessoas, devendo este número duplicar nos próximos 15 anos.

No total existem cerca de 300 mil Engenheiros Civis a trabalhar no Reino Unido, sendo, de longe, a região de Inglaterra, aquela que mais empregos tem disponíveis no setor da construção.
Cerca de 15.7% de todos os engenheiros no Reino Unido são Engenheiros Civis, possuindo estes uma impressionante taxa de empregabilidade de 74.9%.
As vagas em empresas de construção tendem a crescer 22.1% ao ano e em gabinetes de projeto e consultoria de engenharia o crescimento esperado é de 19.7%.

De acordo com a EngineeringUK, em média um Engenheiro Civil recém-graduado recebe 27260 libras (cerca de 35 mil Euros ou 158 mil Reais) por ano, um valor só ultrapassado pelos médicos e médicos dentistas recém-formados.
Para um Engenheiro Civil com Doutoramento o salário médio anual inicial é de quase 34 mil libras (cerca de 44 mil Euros ou 197 mil Reais).

A média global salarial para Engenheiros Civis (com diversos níveis de experiência e qualificação) é de quase 41 mil libras (cerca de 53 mil Euros ou 238 mil Reais), o que significa que um Engenheiro Civil sénior poderá alcançar facilmente um salário base correspondente ao dobro daquele valor.

Fonte: Engineering UK | Imagem (adaptada): via Engineering UK




Outros artigos interessantes:




6 Comentários a Quanto ganha um Engenheiro Civil a trabalhar no Reino Unido?

  1. Guilherme

    Amigo. Boa noite. Dei uma lida no seu artigo e fiquei com dúvida quanto ao salário do engenheiro civil. Essa média de 27260 libras que o engenheiro recebe é referente ao ano completo? 27260 dividido para 12 meses igual a 2271 libras por mês? Recebi uma proposta para receber 10500 libras por mês. Você acha que está viável? É um salário condizente com o que se paga no reino unido? Muito obrigado. Abraço

  2. Anderson Souza

    Recebi uma proposta de salário 11750 libras por mês
    Se esse valor citado por ano de 27260 por ano então tem algo errado com a proposta q recebi?

  3. Ruan

    Anderson, tem como eu falar com você? Meu email: engruanpaiva@gmail.com. Também sou engenheiro e estou atrás de morar em Londres! Grato!

  4. Renato

    Anderson.boa noite sou engenheiro civil tenho nacionalidade europeia e tenho interesse em trabalhar em Londres , poderia me informar como posso proceder para ter contato de vagas na Inglaterra ? Muito agradecido .At

  5. Lisangela

    Boa noite, sou engenheira civil, tenho cidadania italiana e estou indo morar em Londres dia 27/01/18. Como posso entrar em contato?
    Grata!

  6. Denez

    Bom dia! Engenheiros cadastrados na OE em Portugal, conseguem trabalhar na Inglaterra?

Comentar

* Obrigatório