Investigadores utilizam cascas de batata em materiais para Engenharia Civil

18 Fevereiro, 2019.

Investigadores utilizam cascas de batata em materiais para Engenharia Civil

Uma equipa de investigadores britânicos utilizou cascas e outros resíduos das indústrias de produção e transformação de batata para criar materiais de construção sustentáveis que podem ser utilizados como alternativa mais ambiental aos materiais resinosos derivados de madeira.

Denominada “Chip[s] Board”, a família de materiais desenvolvida pelos Engenheiros Civis britânicos tem igualmente vantagens no que diz respeito à toxicidade, uma vez que, ao contrário de certos tipos de MDF ou contraplacado, não inclui formaldeídos e outros químicos nefastos para os humanos.

Alguns materiais de construção derivados da madeira são também de difícil reciclagem, sendo frequente a necessidade de recurso a incineração. Por outro lado, a Chip[s] Board é completamente biodegradável, podendo ser utilizada, por exemplo, como adubo, alimento para animais ou integrada em fertilizantes industriais.

O novo tipo de materiais tem como componente principal fibras de cascas de batata, sendo utilizado como agente ligante uma mistura refinada de batata. O material é comercializado sob a forma de painéis, obtidos por prensagem térmica. Estes painéis podem ser utilizados tanto como materiais de construção como aproveitados para outras aplicações, tal como o fabrico de mobiliário.

Fonte: EngenhariaCivil.com; Chip[s] Board | Imagens (adaptadas): via Chip[s] Board




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório