Investigadores Noruegueses Descobrem que a Argila é um dos Melhores Materiais de Construção para o Sequestro de Carbono

14 Abril, 2015.

Investigadores Noruegueses Descobrem que a Argila é um dos Melhores Materiais de Construção para o Sequestro de Carbono

As tecnologias de sequestro de gás carbónico têm assumido uma importância crescente na indústria da construção, tendo sido criados, nos últimos anos, inúmeros novos materiais para o desempenho dessa função. Investigadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) descobriram agora que a argila corrente poderá ser tão ou mais eficaz, na captura e armazenamento de dióxido de carbono, como os mais recentes materiais verdes, fabricados com processos avançados.

Um bom material para a captura de CO2 deve ter características muito particulares, nomeadamente ser reutilizável, ter boas propriedades de absorção, ter baixa necessidade de energia para efetuar a captura e ter capacidades de captura seletiva para que as moléculas de dióxido de carbono sejam capturadas antes das restantes.
Segundo os investigadores, alguns tipos de argila reúnem estas características e oferecem benefícios adicionais quando comparadas com outros materiais criados recentemente, nomeadamente o baixo custo, a facilidade de produção, a não toxicidade e o caráter sustentável e ambiental intrínseco.

Um tipo de argila em particular está a demonstrar capacidades excecionais no processo de captura de carbono. A Esmectite, um material de cor esverdeada e com um elevado índice de absorção de água é capaz de uma boa retenção de CO2 a temperaturas até 35ºC e à pressão atmosférica.
Quando aquecida, a Esmectite liberta o CO2 armazenado, o que permite que o processo de libertação possa ocorrer de forma controlada.

A descoberta, que resultou de uma cooperação entre a NTNU, o Instituto de Tecnologias da Energia da Noruega, a Universidade de Tecnologia da Eslováquia, o MaxIVLab da Universidade de Lund e a Universidade de Brasília, poderá significar, num futuro próximo, a escolha da Esmectite como material de eleição para a captura de carbono.

Fonte e Imagens (adaptadas): NTNU via Gemini; “Intercalation and Retention of Carbon Dioxide in a Smectite Clay promoted by Interlayer Cations” – L. Michels, J.O.Fossum, Z.Rozynek, H.Hemmen, K.Rustenberg, P.A.Sobas, G.N.Kalantzopoulos, K.D.Knudsen, M.Janek, T.S.Plivelic & G.J.da Silva




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Investigadores Noruegueses Descobrem que a Argila é um dos Melhores Materiais de Construção para o Sequestro de Carbono

  1. Gabriel de Oliveira Leite

    Olá, achei muito interessante a descoberta levando em conta que este tipo de argila ainda pode contar algumas características que outros materiais caros não tem… Pois bem, alguém sabe me dizer onde seria usado esse tipo de argila? Em mistura com o cimento, concreto, telha? Enfim, alguém sabe me informa sobre o assunto?

  2. Paulo João Brito

    O jovem cientista que aparece na foto é Brasiliense

Comentar

* Obrigatório