Arranha-Céus na China Vai Ter Elevadores Mais Rápidos do Mundo

22 Abril, 2014.

Arranha-Céus na China Vai Ter Elevadores Mais Rápidos do Mundo

A divisão de sistemas de transporte vertical da empresa de eletrónica e engenharia japonesa Hitachi revelou o seu novo sistema de elevadores que permite uma ascensão vertical à velocidade de 72 quilómetros por hora. Estes são os mais rápidos elevadores do mundo, batendo o anterior recorde de 61 quilómetros por hora dos elevadores do Taipei 101 em Taiwan e serão instalados no arranha-céus Guangzhou CTF Finance Center com 116 pisos e 530 metros de altura, atualmente em construção em Guangzhou, na China.

À velocidade máxima anunciada, os novos elevadores seriam teoricamente capazes de subir desde o piso térreo até ao último andar de um edifício desta altura em pouco mais de 26 segundos. No entanto, devido à necessidade de utilização de ciclos de aceleração e abrandamento, o sistema instalado no Guangzhou CTF Finance Center subirá desde o piso zero até ao piso 95, através do poço de elevador de 440 metros de altura, em 43 segundos.

O novo sistema de elevadores funciona com motores magnéticos de elevado desempenho e reduzido consumo. Faz uso de tecnologias de redução dos efeitos adversos das variações bruscas de pressão e de atenuação de vibrações e ruído, fornecendo aos passageiros uma viagem confortável.

O Guangzhou CTF Finance Center terá apenas duas unidades deste tipo, de um total de 95 elevadores, incluindo 28 elevadores de duplo andar, funcionando os restantes a velocidades inferiores (até 540 m/min).

A construção do Guangzhou CTF Finance Center teve início em 2010 e deverá ser finalizada em 2017. Possui uma área interior total de 398 mil metros quadrados distribuída por 5 pisos subterrâneos e 111 pisos acima do nível do solo.
O seu uso misto, residencial e comercial, com escritórios, 414 apartamentos e um hotel de 273 quartos.
O projeto de engenharia do arranha-céus foi desenvolvido pela consultora Arup, tendo o projeto de arquitetura sido elaborado pelos ateliers Kohn Pedersen Fox e Dennis Lau & Ng Chun Man.

Fonte: Hitachi
Imagens: via Hitachi; Wikimedia




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Arranha-Céus na China Vai Ter Elevadores Mais Rápidos do Mundo

  1. Imagem do Dia: Construção de Torres Grove Arranca em Bombaim | EngenhariaCivil.com

    […] início a construção das Torres Grove, dois arranha-céus gémeos localizados no centro financeiro de Bombaim. As estruturas de 38 pisos e 136 metros de […]

Comentar

* Obrigatório