Novos Cabos em Fibra de Carbono Permitirão Poços de Elevador com Altura de 1 Quilómetro

21 Junho, 2013.

Cabos em Fibra de Carbono

A fabricante Finlandesa de tecnologia de elevadores, Kone, criou um sistema de cabos de fibra de carbono com o objetivo de ultrapassar os inconvenientes associados aos tradicionais cabos de aço. Devido ao seu baixo peso, durabilidade e elevada resistência mecânica permitirá, teoricamente, a existência de poços de elevador com mais de 1 quilómetro de altura. Isto possibilita por exemplo ascender ao topo de um edifício como o Burj Khalifa, com os seus mais de 800 m de altura, em apenas uma viagem direta de elevador.

Os sistemas de elevadores atuais são um dos principais entraves à evolução dos mega arranha-céus, limitando a altura máxima de elevação a cerca de 600 m e obrigando à existência de múltiplos poços de elevador desalinhados verticalmente, de forma a que a ascensão possa ser feita por etapas e os passageiros passem por múltiplos transbordos, o que aumenta exponencialmente o tempo necessário a uma viagem desde a base até ao topo do edifício.

Os cabos UltraRope possuem um núcleo de fibra de carbono, confinado por um revestimento de baixo atrito que dispensa o uso de lubrificantes, o que os torna mais amigos do ambiente quando em serviço. A adoção de fibra de carbono permitiu a redução drástica do peso do cabo, em cerca de 90% em comparação com os cabos de aço que a partir de 500-600 m se tornam insustentáveis.
A fibra de carbono usada é igualmente mais durável que o aço, possuindo uma elevada resistência ao desgaste e ao abrasão.

A secção transversal dos novos cabos também é diferente da tradicional circular, tendo os cabos UltraRope uma configuração alongada, linear, em forma de fita.

Cabos em Fibra de Carbono

Um outro benefício do uso de fibra de carbono é o facto da frequência de ressonância deste material ser completamente diferente da do aço e de outros materiais usados na construção de estruturas de edifícios, o que diminui a influência da oscilação do edifício na operação do elevador.

A tecnologia UltraRope, em desenvolvimento desde 2010, foi anunciada publicamente este mês e segundo a fabricante Kone, revolucionará a indústria dos elevadores e da construção em altura.

Cabos em Fibra de Carbono

Cabos em Fibra de Carbono

Cabos em Fibra de Carbono

Cabos em Fibra de Carbono

Imagens: Kone; EngenhariaCivil.com
Fonte: Kone




Outros artigos interessantes:




3 Comentários a Novos Cabos em Fibra de Carbono Permitirão Poços de Elevador com Altura de 1 Quilómetro

  1. InTempo Desmente Esquecimento de Elevadores no Edifício | EngenhariaCivil.com

    […] residenciais da Europa, localizado em Benidorm, poderão não incluir a anunciada ausência de poços de elevadores. Segundo representantes da InTempo, a notícia de esquecimento por parte dos engenheiros […]

  2. Arranha-Céus na China Vai Ter Elevadores Mais Rápidos do Mundo | EngenhariaCivil.com

    […] de transporte vertical da empresa de eletrónica e engenharia japonesa Hitachi revelou o seu novo sistema de elevadores que permite uma ascensão vertical à velocidade de 72 quilómetros por hora. Estes são os mais […]

  3. Sistema de Elevadores de Levitação Magnética da ThyssenKrupp | Videos Engenharia Civil

    […] Um novo sistema de elevação desenvolvido pela ThyssenKrupp promete revolucionar a indústria dos elevadores ao dispensar o uso de cabos e permitir a deslocação vertical e horizontal das cabines. A tecnologia Multi tem em mente os grandes arranha-céus do futuro com mais de 1 quilómetro de altura, até agora limitados pela altura máxima dos seus poços de elevadores. […]

Comentar

* Obrigatório