Engenheiros suíços criam o maior veículo elétrico do mundo que é também autossuficiente

4 Maio, 2018.

Engenheiros suíços criam o maior veículo elétrico do mundo que é também autossuficiente

Os Laboratórios Federais Suíços para a Tecnologia e Ciência de Materiais (EMPA) e a Universidade de Ciências Aplicadas de Berna (BFH) anunciaram recentemente a entrada em operação daquele que é considerado o maior veículo elétrico do mundo. O eDumper poderá também ser autossuficiente do ponto de vista energético, graças a um avançado sistema de recuperação de energia de travagem.

O eDumper entrou em operação numa pedreira em Péry, no cantão suíço de Berna, no final da semana passada, pesando mais de 58 toneladas e possuindo uma capacidade de transporte de 65 toneladas.
O desenvolvimento do eDumper foi feito em tempo recorde, em pouco mais de 18 meses, tendo contado com o apoio de vários parceiros de peso da indústria europeia.

O massivo veículo bate diversos recordes, incluindo o de maior veículo do mundo com rodas, propulsionado com base em baterias elétricas e o de mais potente veículo elétrico do mundo.
Para tal foi necessária a criação da maior bateria alguma vez produzida para um veículo elétrico, com mais de 4,5 toneladas de peso.

Anualmente, o eDumper transportará mais de 300 mil toneladas de rochas, devendo o seu tempo de vida ultrapassar os 10 anos. Isto corresponde a uma poupança de 500 mil litros de combustível e uma redução de 1300 toneladas de emissões de dióxido de carbono.

Além de um motor elétrico de elevada eficiência, o eDumper incorpora igualmente um sistema avançado de recuperação de energia de travagem.
De acordo com estimativas preliminares, a confirmar durante os próximos meses de operação, a eletricidade gerada durante a travagem no trajeto descendente da pedreira, com o veículo totalmente carregado, é suficiente para operar o veículo vazio no trajeto ascendente. Isto significa que o eDumper poderá ser autossuficiente do ponto de vista energético, o que constitui um feito de engenharia admirável.

Este veículo eco eficiente foi construído com base na reconversão de um dumper Komatsu HD 605-7, a diesel, sendo equipado com múltiplos sensores posicionais e de consumo, que permitirão avaliar o seu desempenho.

Fonte: EngenhariaCivil.com; EMPA | Imagens (adaptadas): EngenhariaCivil.com; via EMPA, eMining AG, Infel AG, Pia Publies




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório