Nova Tecnologia de Ensaios Não Destrutivos de Materiais com Ondas Ultrassónicas Desenvolvida na Alemanha

20 Março, 2014.

Nova Tecnologia de Ensaios Não Destrutivos de Materiais Com Ondas Ultrassónicas Desenvolvida na Alemanha

Investigadores do Instituto Fraunhofer de Ensaios Não Destrutivos IZFP em Saarbrücken anunciaram o desenvolvimento de um sistema de ensaio de materiais através de modelação tridimensional de alta definição, utilizando ondas ultrassónicas. O sistema efetua um varrimento automático do elemento a analisar, permitindo uma mais rápida deteção de defeitos no material, determinação da dimensão do defeito e da sua localização exata.

A tecnologia de ondas ultrassónicas para o controlo de qualidade de materiais é utilizada há vários anos nos laboratórios de Engenharia Civil no entanto, tradicionalmente, implica a intervenção de um operador para guiar manualmente a sonda ao longo do elemento em análise e assim recolher dados que permitam detetar degradações ou defeitos de fabrico. Os sistemas correntes permitem também a recolha pontual de imagens bidimensionais de secções do material, no entanto não possibilitam a geração direta de uma imagem espacial de alta definição.

O sistema agora desenvolvido pelo Instituto Fraunhofer, utiliza várias sondas a funcionar em paralelo, operadas por um braço robótico, que permitem a análise simultânea de múltiplas zonas do material. Um software específico utiliza os dados recolhidos para gerar, em tempo real, um modelo tridimensional.

Segundo o Instituto Fraunhofer de Ensaios Não Destrutivos IZFP, a nova tecnologia pode ser usada em materiais que, até agora, eram de caracterização difícil com sistemas de ondas ultrassónicas, como os polímeros reforçados com fibras.

O próximo passo de desenvolvimento é a análise e deteção automática de patologias no seio dos materiais, através de algoritmos computacionais.

Fonte: Instituto Fraunhofer de Ensaios Não Destrutivos IZFP
Imagens: via Instituto Fraunhofer de Ensaios Não Destrutivos IZFP




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Nova Tecnologia de Ensaios Não Destrutivos de Materiais com Ondas Ultrassónicas Desenvolvida na Alemanha

  1. Investigadores Alemães Desenvolvem Sistema Híbrido para Inspeção de Aço de Alta Resistência | EngenhariaCivil.com

    […] Instituto Fraunhofer de Ensaios Não Destrutivos (IZFP) localizado em Saarbrücken, na Alemanha, anunciou o desenvolvimento de um sistema inovador […]

Comentar

* Obrigatório