MIT cria sistema inteligente de controlo de ventilação de edifícios

27 Janeiro, 2016.

MIT cria sistema inteligente de controlo de ventilação de edifícios

A Ecovent, uma spinout do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), apresentou uma nova tecnologia de controlo ambiental automático de edifícios dirigida ao mercado residencial. O sistema utiliza um conjunto de ventiladores inteligentes e sensores, controlados através de uma aplicação móvel, permitindo o controlo individual da temperatura e qualidade do ar interior, por compartimento.

Os diferentes sensores, distribuídos pelas diversas divisórias do edifício, comunicam com um hub central, que controla e estabelece a interface com a app móvel.
De acordo com as preferências do utilizador, o hub controla, através de comunicação sem fios, a abertura dos ventiladores e permite, através de um algoritmo de análise comportamental, aprender e ajustar-se automaticamente, em função dos valores sucessivamente introduzidos pelo utilizador.

O sistema é dirigido, em particular, a edifícios com ventilação central e promove a redução dos gastos energéticos, fazendo uso de dados sensoriais obtidos várias vezes por segundo.

O software de controlo tem em conta os múltiplos fatores necessários ao mapeamento da temperatura interior, nomeadamente a área, a ligação entre compartimentos, geometria, clima exterior, características das janelas e portas, incidência solar, calor originado nas cozinhas e número de residentes, entre outros.

O autodiagnóstico é outra das capacidades importantes do sistema da Ecovent, que permite a deteção de desperdícios energéticos ou mau funcionamento dos sistemas HVAC.

Fonte: Ecovent | Imagens (adaptadas): via Ecovent




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a MIT cria sistema inteligente de controlo de ventilação de edifícios

  1. Dias Mundiais da Energia Sustentável 2016 | EngenhariaCivil.com

    […] (WSED 2016). Este será um dos maiores eventos de sempre na área da eficiência energética, dos edifícios inteligentes e do uso residencial de energias renováveis, sendo constituído por seis conferências distintas, […]

Comentar

* Obrigatório